Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Ensino e pesquisa em foco

Iniciativa pioneira doIOC, IV Fórum de Integração dos Alunos de Pós-Graduação promoveu debate e troca experiências entre alunos e docentes

A quarta edição do Fórum de Alunos de Pós-graduação do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) teve início na quarta-feira dia 07 de novembro, no Hotel Blue Tree Park, em Búzios (RJ).  Sendo um espaço para discutir e trocar experiências sobre os Programas de Pós do IOC, o encontro é mais uma iniciativa pioneira do Instituto. O evento, que terminou no dia 9, contou com palestras, oficinas e grupos de discussão formados por discentes e docentes, afim de debater sobre seus projetos de pesquisa em andamento.

Durante a cerimônia de abertura, a vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Helene Barbosa, ressaltou a participação dos estudantes nas escolhas dos temas a serem discutidos. “Neste quarto Fórum, nós fizemos uma escolha em conjunto, na tentativa de oferecer o melhor para vocês", lembrou.

Gutemberg Brito

 

 Vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Helene Barbosa, ressaltou a participação dos estudantes nas escolhas dos temas a serem discutidos durante o Fórum


Já a diretora do IOC, Tania Araújo-Jorge, discorreu sobre as possibilidades de contribuição dos programas de pós da Fiocruz para o Programa Brasil Sem Miséria, além de reafirmar a importância do evento para discentes e docentes. “O auditório cheio é indicativo de que esta iniciativa tem dado certo. Esse é um espaço único, é um ambiente de troca de ideias, de integração entre alunos e professores dos cursos de pós”, disse.

Após a abertura, foi a vez de coordenadores e representantes dos seis Programas de pós-graduação do IOC apresentarem as novidades. Entre elas, a alteração no processo seletivo para Mestrado Acadêmico da Pós em Biologia Computacional e Sistemas, que deixará de ser realizado duas vezes ao ano; e a adaptação do horário do curso de Mestrado em Medicina Tropical à rotina de trabalho dos estudantes. “Percebemos a necessidade de organizar um horário mais flexível para nossos alunos”, explica Felipe Anibal, coordenador do Programa.

Ciência Sem Fronteiras

A representante do Programa Ciência Sem Fronteiras, Ana Maria Neves Bliesener, encerrou as atividades do primeiro dia. Em uma apresentação minuciosa, Ana explicou o funcionamento da iniciativa que promove o intercâmbio a pesquisadores e estudantes. “O objetivo do programa é promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional”. A representante acrescentou também que a iniciativa é fruto de um esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. 

Gutemberg Brito

 Representante do Programa Ciência Sem Fronteiras, Ana Maria Neves Bliesener, explicou o funcionamento da iniciativa que promove o intercâmbio a pesquisadores e estudantes

Quem estava atenta às palavras da representante era a doutoranda Mônica Campos, do Programa de Pós-graduação em Biologia Parasitária do IOC. Isso porque ano que vem ela fará doutorado sanduíche em Londres e, por consequência, quer saber tudo sobre o processo. “Estou interessada em todas as contribuições que o Fórum vai me proporcionar, inclusive essa palestra”, contou a estudante.


Kadu Cayres
08/11/2012
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos