Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Incentivo aos jovens pesquisadores

20ª Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz premiou os melhores projetos de pesquisa científica de estudantes de graduação e ensino médio. IOC é destaque nas modalidades PROVOC e Ciência da Vida

:: Veja a galeria de fotos das apresentações da 20ª RAIC no IOC
:: Leia a matéria sobre a 20ª RAIC no IOC
:: Confira os bolsistas premiados do Instituto
:: Assista ao vídeo sobre a 20ª RAIC

Depois de mais de um mês de apresentações pelas diversas unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi realizada nesta quarta-feira, 14 de novembro, a cerimônia de premiação da 20ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC), que reconheceu os melhores projetos de pesquisa desenvolvidos por estudantes de toda a Fundação. O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) se destacou e foi premiado em duas categorias: na de ‘Melhor Trabalho’, no Programa de Vocação Científica (PROVOC) e com o 3º lugar na modalidade ‘Ciências da Vida’.

Para espantar o nervosismo e a ansiedade dos estudantes, o Coral Fiocruz realizou a abertura do evento. A vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Claude Pirmez, ressaltou a qualidade dos trabalhos dessa edição da RAIC. “Todos vocês são vencedores. Fico muito orgulhosa, pois a qualidade dos projetos apresentados foi o ponto máximo de todo o evento”, destacou. Segundo a coordenadora de Recursos Humanos em Pesquisa, Maria de Fátima Baptista, a cada ano, o comprometimento dos alunos com os projetos científicos tem aumentado. “Muitos trabalhos possuem nível de mestrado, fruto da tamanha dedicação com a ciência”, afirmou.

 Gutemberg Brito/IOC

 

 Karla Yasmin ganhou o prêmio de melhor trabalho do PROVOC

IOC premiado

Ao 15 anos, Karla Yasmin Dias Fraga ingressou no IOC. Dois anos e meio depois, graças à sua dedicação, ela conquistou o prêmio de melhor trabalho do Programa de Vocação Científica (PROVOC), com o estudo ‘Avaliação da resistência antimicrobiana em sorovares de Salmonella prevalentes no Brasil’, realizado no Laboratório de Enterobactérias. “O mais importante do prêmio é perceber que o seu projeto de pesquisa teve resultado e ter a possibilidade de compartilhá-lo com outras pessoas”, definiu. A orientadora de Karla, a pesquisadora Renata Garcia Costa, estava orgulhosa da aluna. “O orientador tem a responsabilidade de estimular o crescimento dos estudantes e incentivar neles a vontade pela busca científica”, explicou.

 Gutemberg Brito/IOC

 

 Taíse Salgado de Oliveira foi agraciada com o 3º lugar na modalidade ‘Ciências da Vida’

Orientada pela chefe do Laboratório de Pesquisa em Leishmanioses do IOC, Elisa Cupolillo, Taíse Salgado de Oliveira foi agraciada com o 3º lugar na modalidade ‘Ciências da Vida’. A aluna, que apresentou o trabalho intitulado ‘Análise de sítios ambíguos nas sequências de um fragmento do gene 6PGDH: multiclonalidade ou heterozigoze?’, está desde 2009 no Instituto. “A RAIC me deu a oportunidade de conhecer todos os estudos, em diversas áreas do conhecimento. Ganhar o prêmio não foi fácil, pois todos os trabalhos eram bons”, disse.

Estímulo à carreira científica

De acordo com a coordenadora geral do PIBIC/PIBITI da Fiocruz, Maria Cristina Vidal Pessolani, a RAIC representa um incentivo para os alunos que querem seguir carreira na pesquisa. “O prêmio é apenas uma recompensa pelo excelente trabalho que eles vêm desempenhando. A Iniciação Científica faz toda a diferença na vida profissional do aluno”, ressaltou. A mesma opinião é compartilhada pela coordenadora do PROVOC, Cristina Araripe, que frisou, ainda, o quanto o evento é importante para os alunos da Educação Básica. “É um estímulo para que todos sigam carreiras científicas e conheçam, de fato, a ciência. Ao ingressarem na universidade, eles poderão procurar outros programas de Iniciação Científica e, quem sabe, se dedicar à ciência como profissão”, analisou.

O encerramento da RAIC aconteceu na última segunda-feira, 12 de novembro, com a palestra “Ensinando Ciência com Arte”, ministrada pela pesquisadora e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Vivian Rumjanek. 

Confira todos os vencedores da 20ª RAIC, separados por modalidade:

Programa de Vocação Científica (PROVOC)
Aluna: Karla Yasmin Dias Fraga / Orientadora: Renata Garcia Costa - Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)

Iniciação Científica (IC) egresso do Programa Estágio Curricular
Aluna: Juliana da Silva Pacheco / Orientadora: Raquel Elisa da Silva Lopes - Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz)

Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes
Aluno: Otto Santos de Azevedo / Orientadora: Tânia Maria Dias Fernandes - Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)

Ciências da Vida
1º lugar – Programa Fapemig - Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/Fiocruz)
Aluna: Etiene Casagrande Pacidonio / Orientador: Luciano Andrade Moreira

2º lugar – Bolsista PIBIC - Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM)
Aluna: Camila Cavalcanti Xavier / Orientador: Christian Robson de Souza Reis

3º lugar – Bolsista PIBIC do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz)
Aluna: Taíse Salgado de Oliveira / Orientadora: Elisa Cupolilo

Desenvolvimento Tecnológico
Aluna: Katelim Hottz Moret / Orientadora: Carmen Penido - Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz)

Manoela Andrade
14/11/2012
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos