Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Academia de Medicina do Estado do RJ agracia pesquisadores

Título de acadêmica do ano foi outorgado a Miriam Tendler e Medalha de Mérito Médico Roched Abib Seba foi concedida a José Rodrigues Coura

Na cerimônia realizada em virtude do 38º aniversário da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Acamerj), dois pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) receberam honrarias por suas contribuições à pesquisa em Saúde no estado. A pesquisadora do Laboratório de Esquistossomose Experimental, Miriam Tendler, foi honrada com o título 'Acadêmica do Ano de 2012'. Já a 'Medalha de Mérito Médico Roched Abib Seba' foi outorgada ao chefe do Laboratório de Doenças Parasitárias, José Rodrigues Coura. A solenidade aconteceu na sede da Acamerj na última quarta-feira, 05 de dezembro, em Niterói, Região Metropolitana do Rio.

Sérgio Luiz Bastos/Acamerj

Miriam Tendler foi eleita a acadêmica do ano pelo desenvolvimento de vacina pioneira

No IOC, a pesquisadora Miriam Tendler coordena o projeto de desenvolvimento da SM14, a primeira vacina anti-helmíntica do mundo contra a esquistossomose e a fasciolose. Em junho deste ano, foi divulgada a aprovação do imunizante nos testes clínicos de fase 1, comprovando sua segurança e eficácia. Ela recebeu o título de “Acadêmica do Ano de 2012”, entregue pela presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), Márcia Rosa de Araújo.

Sérgio Luiz Bastos/Acamerj

José Coura recebeu as honrarias do colega Osvaldo Cardoso de Melo (meio) e do presidente da Acamerj, Alcir Vicente Visela Chácar (esq)

 

O pesquisador José Rodrigues Coura foi escolhido pelo presidente do núcleo regional da Acamerj de Campos dos Goytacazes, o médico Osvaldo Cardoso de Melo, para receber a Medalha de Mérito Médico Roched Abib Seba. Coura já foi diretor do IOC, é membro fundador da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, da qual foi presidente entre 1973 e 1975, tem quatro livros publicados – sendo um ganhador do Prêmio Jabuti.

Outras seis medalhas foram outorgadas durante a solenidade pelos presidentes regionais de Nova Friburgo, Itaperuna, Petrópolis, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu e Niterói. Conheça os demais agraciados.

 

Isadora Marinho
07/12/2012
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos