Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Formada a primeira turma do Dinter no Nordeste

Discentes foram selecionados para o Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical do IOC, implementado na Universidade Federal do Ceará


:: Saiba mais sobre o Dinter


Estabelecido com o apoio do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) para ampliar e fortalecer as atividades de pesquisa em doenças tropicais no estado do Ceará, o Doutorado Interinstitucional (Dinter), instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), concluiu o seu processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da Universidade Federal do Ceará (UFC) com aprovação de 12 candidatos, seis deles docentes da UFC. Assim, está formada a primeira turma a participar da iniciativa.

O objetivo do Dinter é promover a formação de doutores fora dos centros e regiões com redes de ensino e pesquisa já consolidadas, e levará ao Nordeste um dos programas Stricto sensu de excelência do Instituto, que possui conceito 6 pela Capes. A proposta do Dinter nasceu de um grupo de trabalho criado em 2007 por pesquisadores da Fiocruz, com o objetivo de fazer a prospecção de novas parcerias de pesquisa e ensino como forma de intensificar as ações da IOC e da Fiocruz no Ceará.

 Arquivo IOC

 

Representantes do IOC e da Universidade Federal do Ceará concluiram o seu processo seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical da UFC com aprovação de 12 candidatos

De acordo com a vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Helene Barbosa, o Dinter abre possibilidades para a formação de profissionais diferenciados na UFC. “O processo seletivo, através da análise de currículo e de projetos, além da entrevista com os candidatos, demonstraram claramente que estamos abrindo a oportunidade de nuclear profissionais diferenciados na UFC”, afirmou. “As temáticas dos projetos versam, por exemplo, sobre Leishmaniose e Dengue, que refletem as necessidades locais de intervenção e geração de novos conhecimentos no contexto do Ceará. Associadas às excelentes defesas destes projetos pelos candidatos, apontam a garantia da qualidade das teses, que certamente atenderão o padrão de um Programa de Pós-graduação de excelência, como o de Medicina Tropical do IOC” completou.  

22/03/2013
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos