Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Duas mil contribuições para a ciência e a saúde

Centro de Estudos registrou o alcance do número histórico de defesas de dissertações e teses

No mês em que comemora seu 113º aniversário, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) alcançou a marca histórica de 2.000 defesas de dissertações e teses. O número foi celebrado em sessão do Centro de Estudos realizado na última sexta-feira, 10/05, no auditório Emmanuel Dias, no Pavilhão Arthur Neiva. No evento, a defesa de número 2.000 foi apresentada. O trabalho ‘Investigação das alterações vasculares e de mecanismos reguladores da angiogênese na doença de Chagas aguda em modelo experimental murino’ desenvolvido por Líndice Mitie Nisimura, mestre recém-titulada pelo Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular, foi orientado pela pesquisadora Luciana Garzonni.

O objetivo era avaliar as alterações vasculares cerebrais e cardíacas e os mecanismos de regulação da angiogênese e permeabilidade vascular no coração durante a infecção aguda pelo Trypanossoma cruzi. A recém-mestre recebeu da diretora do Instituto, Tania Araújo-Jorge, uma placa em homenagem à marca histórica. “É uma honra muito grande poder representar esse número tão significativo para o Instituto”, afirmou Líndice.

 Gutemberg Brito

 

 Líndice Mitie Nisimura, recém-titulada pelo Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular, recebe homenagem do IOC

A vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação, Helene Barbosa, destacou o salto quantitativo que o Instituto deu nos últimos anos. “Levamos 24 anos para produzirmos a milésima defesa. Nós progredimos muito, pois levamos apenas sete e meio para produzirmos mais mil dissertações e teses, o que demonstra o compromisso e qualidade do Ensino e dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu do Instituto”, avalia.

Pós-graduação
Durante o encontro, houve ainda o segundo ciclo de apresentação dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu do IOC. O coordenador do Programa em Medicina Tropical, Filipe Aníbal Costa, descreveu o panorama atual do Programa, que inclui duas áreas de concentração (Diagnóstico, Epidemiologia e Controle e Doença Infecciosas e Parasitárias), tendo titulado 113 mestres e 46 doutores. Atualmente, o Programa está avaliado com conceito 6 de excelência pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Analisando a distribuição anual de defesas de dissertações, observa-se que o Programa, restrito a médicos, titulou poucos mestres, o que nos levou a fazer uma proposta de crescimento criando, em 2007, a área multiprofissional. Em relação ao doutorado, adotamos a seleção em fluxo contínuo, estabelecendo consórcios com Universidades, na modalidade Dinter. Com isso, conseguimos aumentar o número de defesas anuais”, explicou o coordenador.

A coordenadora do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, Leila Mendonça Lima, apresentou o número de titulados pelo Programa, enfatizando as 875 defesas já realizadas ao longo de seus 24 anos de existência, que correspondem a 43% do total de defesas dissertações e teses do IOC. Segundo a coordenadora, o Programa, que também é avaliado pela Capes com conceito de excelência, está focado em manter-se dentro dos níveis de exigência da Capes.  “Para ser um Programa de excelência, como é o nosso caso, é preciso apresentar desenvolvimento equivalente aos centros de internacionais de pesquisa e desempenho diferenciando em relação aos demais Programas da mesma área”, ressaltou Leila.

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde, Ricardo Waizbort, ressaltou que o Programa, que completará dez anos em 2014, está lutando para aumentar o conceito na próxima avaliação trienal da Capes. “Uma das estratégias adotadas é a ampliação da publicação da produção científica em revistas com maior fator de impacto. A nossa produção começa a caminhar para os estratos A1, A2 e B1 do Qualis”, destacou Waizbort.

“Com o encerramento do ciclo de apresentação dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu do Instituto Oswaldo Cruz, ficou patente que cada Programa tem estabelecido estratégias exequíveis para alcançar níveis mais altos de excelência em consonância com metas da Capes, nas suas diferentes áreas de atuação. O entendimento dessas metas pelos alunos representa um estímulo à manutenção de dissertações e teses de qualidade e a reversão desses produtos em publicação conjunta entre docentes e discentes como preconiza a Capes”, finalizou a vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação, Helene Barbosa.

Vanessa Sol
14/05/2013
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)


 

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos