Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Estudo mapeia trajetória profissional de ex-alunos do IOC

Os dados mostram o impacto do Ensino do Instituto Oswaldo Cruz na formação de profissionais para as áreas de Pesquisa e Ensino

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realizou um estudo inédito para mapear o perfil dos estudantes egressos do diferentes níveis de Ensino do Instituto entre os anos de 2005 e 2012. Desenvolvida pela Vice-direção de Ensino, Informação e Comunicação juntamente com a Secretaria Acadêmica, a iniciativa mostra o impacto das atividades de Ensino do IOC na formação de profissionais para a área de Ciência, Tecnologia e Saúde.

 

 Estudantes egressos do IOC entre 2005 e 2012 

Ao longo do período, os Programas de Pós-graduação Stricto sensu titularam 914 mestres e doutores. Já os Programas de Pós-graduação Lato sensu formaram 316 especialistas, além de concederem 476 títulos de aperfeiçoamento. Com a criação da modalidade de Capacitação Profissional em Serviço (CPS), a partir de 2006, 317 estudantes foram qualificados em diferentes áreas. Com isso, o IOC alcançou a marca de 1.110 titulações Lato sensu no período. 

A vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação, Helene Barbosa, destacou que a política de incentivo e valorização do Ensino vem se refletindo na formação cada vez mais sólida de profissionais para as atividades acadêmicas e de Pesquisa na área de saúde. “O estudo do destino dos egressos é um produto importante que aponta a qualidade dos profissionais que estão sendo formados pelo IOC. A tendência é aprofundar este estudo para entender como os profissionais formados estão inseridos no mercado ou em atividades acadêmicas, o que estão produzindo ou se estão nucleando outros Programas de Pós-graduação”, ressalta a vice-diretora.

Perfil dos egressos
Os dados da pesquisa apontam que o destino de 82% dos egressos dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu do IOC é a atuação na área acadêmica, em instituições de Pesquisa ou Ensino. Os dados mostram também que 47% dos egressos optam por continuar na instituição para a realização do doutorado ou do pós-doutorado. Além disso, 33% dos egressos atuam em instituições públicas e privadas de ensino. De acordo com a vice-diretora, o estudo indica a análise quantitativa dos dados. “Os números demonstram a qualidade dos seis Programas de Pós-graduação Stricto sensu do Instituto. Isso é bastante representativo dentro do conjunto da Fiocruz porque o IOC é a única unidade dentro da Fiocruz que tem seis programas, sendo três deles com conceito de excelência pela Capes”, destaca Helene Barbosa.

 

 Dados apontam as áreas de atuação profissional dos egresssos

Dos egressos dos cursos Lato sensu, 33% atuam na área de Ensino, sendo 23% como professores do setor do público e 10% do setor privado, 11% ingressaram no mestrado e 13% estão com o doutorado em andamento.

 

Ensino é uma das principais áreas de atuação profissional dos egressos dos cursos Lato sensu

Já os cursos de nível Técnico em Biotecnologia e de Especialização de Nível Técnico em Biologia Parasitária e em Biotecnologia contabilizam 176 egressos. Desse total, 24% ingressaram na graduação, 5% já estão fazendo especialização, 13% atuam como técnicos e 5% como tecnologistas.  O IOC absorveu 56% desses técnicos, outras Unidades da Fiocruz, 17%, e diferentes instituições do Rio de Janeiro, os 27% restantes.  Com relação aos tecnologistas, 77% estão trabalhando no IOC e, cerca de, 23% em outras Instituições.

 

 24% dos egressos dos cursos de nível técnico ingressaram na Graduação


*Fonte dos gráficos: Secretaria Acadêmica/IOC.

Vanessa Sol
14/05/2013
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

 

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos