Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Além da cooperação científica

Colaboração histórica entre o IOC e Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ) é formalizada. A perspectiva é ampliar ainda mais o intercâmbio de pesquisa, ensino e educação básica entre as Instituições


O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBCCF/UFRJ) institucionalizaram um acordo de cooperação científica. O termo foi assinado pelas diretorias das Instituições durante a sessão do Centro de Estudos do IOC realizado na última sexta-feira, 10 de maio.

 Gutemberg Brito

 

 Cooperação científica entre Instituto Oswaldo Cruz e Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (UFRJ) é formalizada

A perspectiva do IOC é a ampliar ainda mais a colaboração com o IBCCF tanto na Pesquisa e no Ensino, como na utilização das Plataformas Multiusuário, na relação com a sociedade, com a oferta de cursos de extensão, na interdisciplinaridade e na educação básica. “Pensar o que é a cooperação entre os dois Institutos é relembrar não somente o que foi realizado até hoje, mas também no que ainda pode ser feito. Precisamos avançar na cooperação com a co-orientação, intercâmbio de disciplinas, desenvolvimento de mais pesquisas e trabalhos de campo”, ressaltou a diretora do IOC, Tania Araújo-Jorge.

Atualmente, pesquisadores dos dois Institutos desenvolvem de forma colaborativa, cerca de 20 projetos nas áreas de imunologia, fisiologia, neurobiologia, estratégias clínicas, parasitologia, dentre outras. Tania lembrou, ainda, que dos 2.234 artigos científicos publicados, entre 2007 e 2012, pelo Instituto, 515 foram em coautoria com pesquisadores da UFRJ.

Parceria histórica
A trajetória de criação do IBCCF contou com a participação do IOC: um de seus ilustres ex-alunos, Carlos Chagas Filho, tomou posse, em 1937, na cátedra do Laboratório de Física Biológica da Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1945, foi formalizada a criação do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, que levou o nome de seu fundador.

Para mostrar a convergência histórica entre as duas Instituições, a diretora do IBCCF, Sandra Azevedo, apresentou os dados do estudo de egressos feito pelo Instituto quando os seus Programas de Pós-graduação completaram 50 anos. O estudo apontou que 46 egressos dos cursos de doutorado do IBCCF atuam como pesquisadores do IOC. “O maior número de egressos dos cursos de Pós-graduação do Instituto de Biofísica está no Instituto Oswaldo Cruz. Isso demonstra que nossa origem é o IOC e, agora, estamos voltando para ele”, destacou a diretora.

A diretora do IOC, Tania Araújo-Jorge, ressaltou que a proximidade dos Institutos é histórica, assim como a cooperação científica entre eles. “A assinatura do termo só formaliza o que já vem sendo desenvolvido ao longo do tempo”, finaliza a diretora.


Vanessa Sol
20/05/2013
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos