Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Trabalhos sobre doença de Chagas são premiados

Pesquisadores do IOC são premiados por trabalhos sobre a doença de Chagas

Considerada uma das doenças tropicais negligenciadas, a doença de Chagas atinge milhares de pessoas, principalmente na América Latina. Em função de sua importância epidemiológica, o agravo foi escolhido para ser o tema da primeira edição do Prêmio Baldacci de Publicação Científica, que reconhece trabalhos científicos que tenham contribuído para a divulgação e o avanço da ciência. Dos três trabalhos premiados nesta edição, dois foram produzidos por cientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).

 Mariana Waghabi

 

A pesquisadora Tania Araújo-Jorge recebeu o Prêmio Baldacci de Publicação Científica com o artigo ‘The TGF-β Pathway as an Emerging Target for Chagas Disease Therapy’, do qual é autora principal

O artigo publicado pela pesquisadora do Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos, Tania Araújo-Jorge, foi o primeiro colocado na categoria ‘artigo de revisão ou comentário de importância geral’. Já a publicação da ex-aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Parasitária do IOC, Jaline Coutinho Silvério, recebeu o prêmio de melhor trabalho na categoria ‘artigo original com importância científica’. A premiação aconteceu em 06/06, durante no XX Congresso de Brasileiro de Insuficiência Cardíaca, realizado em Porto de Galinhas, Pernambuco.

Revisão científica

Os impactos do fator de transformação de crescimento (TGF-β) para o desenvolvimento de abordagens inovadoras para o tratamento da doença de Chagas é abordado, numa perspectiva de revisão, no artigo ‘The TGF-β Pathway as an Emerging Target for Chagas Disease Therapy’. Como os efeitos do TGF-β são importantes no processo de infecção e de adoecimento do paciente com o agravo, conhecer bem esse mecanismo e intervir as etapas deste processo é fundamental para o tratamento. “O uso de inibidores das vias imunológicas ativadas pelo TGF-β pode trazer abordagens inovadoras para o tratamento da doença”, pontua a pesquisadora Tania Araújo-Jorge. Os estudos mais recentes sobre o tema sugerem uma combinação estratégica de medicamentos, porém testes experimentais pré-clínicos ainda são necessários para propor um protocolo de terapia combinada mais eficaz do que os protocolos utilizados.

Novas descobertas

A publicação ‘CD8+ T-Cells Expressing Interferon Gamma or Perforin Play Antagonistic Roles in Heart Injury in Experimental Trypanosoma Cruzi-Elicited Cardiomyopathy’, produzido no doutoramento de Jaline Coutinho Silvério sob orientação da pesquisadora Joseli Lannes, chefe do Laboratório de Biologia das Interações do IOC, aborda o papel dos linfócitos CD8 no agravamento da cardiopatia chagásica crônica. De acordo com o estudo, quando ativados pela infecção do Trypanossoma cruzi, parasito causador da doença de Chagas, os linfócitos CD8 dividem-se em dois grupos com funções antagônicas. Um produz interferon-gama, proteína que diminui os danos cardíacos, e o outro grupo produz perforina, substância que provoca alterações elétricas e lesões nas fibras musculares do coração. O estudo identificou maior presença dos linfócitos CD8 produtores de perforina nos modelos experimentais com cardiopatia chagásica crônica. Entender os mecanismos de atuação do CD8 abre espaço para novas possibilidades de tratamento. Leia aqui a matéria.

Premiação

A escolha das publicações foi realizada a partir da base de dados MEDLINE® (Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), que inclui mais de 18 milhões de referências a artigos de revistas científicas com concentração de conteúdo principalmente em temas da biomedicina, enfermagem, veterinária, farmacologia e odontologia. Foram selecionados até dez artigos em cada categoria (artigo original com importância clínica, artigo original com importância científica e artigo de revisão ou comentário de importância geral).  O prêmio de R$ 10 mil concedido aos vencedores será ofertado por meio de fomento à pesquisa, para aquisição de material, insumos, contratação de serviço de apoio, custeio de viagens e outras atividades relacionadas à pesquisa científica.


Vanessa Sol, Vinicius Ferreira e Isadora Marinho
10/06/2013
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos