Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Medicina Tropical leva curso de mestrado ao Piauí

Profissionais das áreas biológicas e da saúde podem se inscrever de 24 a 28 de junho. Serão disponibilizadas até 12 vagas

A partir de convite da Presidência da Fiocruz, o Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) integra um grupo de trabalho para implantação da mais nova Unidade da Fiocruz fora do Rio de Janeiro, que será inaugurada, em Teresina, no Estado do Piauí.

Uma das contribuições do Programa será oferecer o curso de mestrado em Medicina Tropical, contribuindo, assim, para suprir uma das deficiências da região. As inscrições estarão abertas de 24 a 28 de junho de 2013. Podem se inscrever profissionais das áreas Biológica e da Saúde. Serão disponibilizadas até 12 vagas. Os candidatos interessados deverão preencher o formulário eletrônico disponível na Plataforma SIGA.

O Programa tem como objetivo iniciar a formação de pesquisadores e docentes de nível superior, qualificando-os para o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas na área da Medicina Tropical, proporcionando a identificação e manejo de questões associadas a aspectos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais.

Segundo o coordenador do Programa e pesquisador do Laboratório de Sistemática Bioquímica do IOC, Filipe Aníbal, o perfil epidemiológico local tem forte presença de doenças infecciosas parasitárias, com destaque para micoses sistêmicas, leishmaniose visceral, dengue, HIV, dentre outros. “Formar pesquisadores e professores de elevada qualificação nessa área poderá contribuir para a melhoria da saúde de toda a comunidade”, enfatizou o especialista.

Para mais informações, clique aqui.


O Programa
Desde 1980, o Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Medicina Tropical do IOC tem formado inúmeros pesquisadores e professores que povoam as mais diferentes instituições de saúde e ensino nacionais e internacionais. Atualmente, o Programa está credenciando na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) com conceito 6, considerado como excelência pela instituição. Em 2006, o curso ganhou o prêmio da CAPES de melhor tese de doutorado do ano.

Vinicius Ferreira
21/06/13
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos