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Edição de Inverno do Curso de Férias reuniu cerca de 100 estudantes de graduação no IOC. Com aulas práticas e teóricas, os alunos tiveram acesso às tecnologias de ponta em diversas áreas de pesquisa

Para mostrar que qualquer época pode ser uma boa oportunidade de adquirir novos conhecimentos, cerca de 100 estudantes de graduação deixaram de lado os momentos de descanso para participar do Curso de Férias, edição de Inverno 2013, promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). A capacitação, reconhecida por apresentar aos alunos metodologias relevantes no contexto da pesquisa em saúde no Brasil, foi realizada entre os dias 15 e 19 de julho. Os temas abordados ao longo das aulas foram divididos em cinco cursos teóricos e teórico-práticos: ‘Hanseníase: aspectos clínicos e laboratoriais’, ‘Métodos aplicados à virologia’, ‘Genômica comparada’, ‘Uso de ferramentas de bioinformática para pesquisa em câncer’ e ‘Entomologia forense’.

 Gutemberg Brito

 

Com aulas práticas e teóricas, os alunos tiveram acesso a tecnologia de ponta em diversas áreas de pesquisa

Aprendendo na prática

De acordo com o coordenador do curso e pesquisador do Laboratório de Biologia Celular do IOC, Rubem Menna-Barreto, as aulas abordam temas pouco debatidos pela maioria dos cursos de graduação, resultando em um ganho significativo para os estudantes. “O objetivo é aprofundar o conhecimento dos alunos e apresentar o que é feito em pesquisa no Brasil e no mundo através da tecnologia de ponta disponível no IOC”, afirmou. “Oferecemos um curso essencialmente prático, que serve como porta de entrada para os laboratórios, com aulas voltadas para o diagnóstico e tratamento de doenças, além de conhecimentos básicos sobre os temas estudados”, acrescentou.

Coordenadora do curso de ‘Métodos aplicados à Virologia’, Vanessa Salete, pesquisadora do Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico em Virologia do IOC, destacou a importância da iniciativa para que os alunos conheçam melhor as áreas em que pretendem atuar. “Com os Cursos de Férias proporcionamos aos alunos uma melhor compreensão a respeito de diversos temas relevantes para a sua formação. Com isso, contribuimos para que eles conheçam e identifiquem as áreas que pretendem se dedicar em suas carreiras”, disse.

Iniciação científica

Reconhecido pelos graduandos como uma oportunidade para iniciação científica, o projeto atrai anualmente estudantes de diferentes regiões do país. Para Júlia Caveari, aluna do Centro de Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cederj), que veio de Santo Antônio de Pádua, interior do Estado do Rio, para participar do curso, as temáticas apresentadas foram fundamentais para a ampliação do conteúdo que é ensinado na graduação. “O contato com novas técnicas de pesquisa é fundamental e o que aprendi durante o curso servirá de base para o meu desenvolvimento profissional”, disse. Já para Larissa Vieira, que cursa Biomedicina, na Universidade Castelo Branco, o curso foi uma oportunidade de adquirir conhecimento nas áreas de seu interesse. “O Curso favoreceu a aprendizagem prática de diversos temas e o acesso a tecnologias de ponta nas áreas de virologia e imunologia, que são as que eu pretendo me dedicar”, afirmou.

 

Paula Netto
23/07/2013
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

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