Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Mobilização contra as hepatites virais

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contras as Hepatites Virais, IOC promove campanha de vacinação e atividades de prevenção. Na Praia de Copacabana, cerca de 500 pessoas participaram da ‘Caminhada de conscientização sobre hepatites’

Em virtude do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado no dia 28 de julho, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) promoveu uma série de atividades educativas, ações de sensibilização, imunização contra a hepatite B e testes rápidos. Nos dias 8 e 9 de agosto, uma campanha de vacinação contra a hepatite B foi realizada no campus da Fiocruz, em Manguinhos. Além da vacinação, também foram distribuídos panfletos e preservativos, e oferecidos testes rápidos para hepatites B e C, Sífilis e HIV. Já no domingo, dia 11, a ‘Caminhada de conscientização sobre hepatites’ reuniu cerca de 500 pessoas na Praia de Copacabana, oferecendo imunização contra a hepatite B e esclarecendo a população sobre as formas de prevenção da doença. A data, instituída pelo Ministério da Saúde (MS), visa incentivar ações de prevenção, diagnóstico e acompanhamento das hepatites virais, causadas, em geral, pelos vírus tipos A, B, C, D ou E, que podem provocar inflamação no fígado, cirrose e até câncer hepático.

Chefe do Ambulatório de Hepatites Virais do IOC, Lia Lewis, alertou sobre a importância da realização dos testes rápidos para o diagnóstico precoce da doença. “Por se tratar de uma doença silenciosa, é importante informar e sensibilizar a população para a realização dos testes rápidos, principalmente pra identificação da hepatite do tipo B e C. Quanto mais cedo a doença for detectada, melhor será o seu acompanhamento e tratamento, evitando que ela evolua para casos mais graves como cirrose e câncer de fígado”, orientou.

 Gutemberg Brito

 

 Especialista do IOC, Lia Lewis destaca a importância do diagnóstico precoce e alerta para os agravos causados pelas hepatites virais

 

Cerca de 300 pessoas foram vacinadas contra a hepatite B durante os dois dias de campanha, batendo recorde de público. “Essa campanha superou nossas expectativas. Na última edição conseguimos atender um número reduzido de pessoas. Nesta, atingimos a marca de mais de 300 pessoas vacinadas”, disse. “Além de proporcionar a imunização, conseguimos disseminar informações de relevância para a população, que se mostrou muito receptiva às nossas ações”, acrescentou a especialista.

Caminhada a favor da prevenção

Dando continuidade à programação especial, o IOC apoiou, em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, a ‘Caminhada de conscientização sobre hepatites’, que reuniu cerca de 500 pessoas na Praia de Copacabana. O objetivo da caminhada, realizada pelo Laboratório de Virologia Molecular do IOC, foi reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Em um stand, localizado próximo ao Posto 2, foi realizada uma campanha de imunização contra a hepatite B, além da distribuição de panfletos e preservativos,  e atividades para o esclarecimento de dúvidas da população. A iniciativa contou ainda com atividades educativas voltadas para o público infantil, como esquetes teatrais que informavam sobre a importância da proteção e o contexto da doença no Brasil.

 

Paula Netto
13/08/2013
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos