Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Da neurobiologia à oncologia clínica

Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental reuniu pesquisadores em MG. Trabalho do IOC recebeu prêmio ‘Roberto Alcântara Gomes’, concedido pela Sociedade Brasileira de Biofísica

Conferências, cursos e apresentações de trabalhos relacionados à neurobiologia, biologia endócrina, biologia ambiental, além de oncologia experimental e clínica, nutrição e metabolismo, foram os destaques da programação da XXVIII Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) 2013, realizada entre 21 e 24 de agosto, em Caxambu, Minas Gerais. Durante o encontro, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) recebeu o prêmio “Roberto Alcântara Gomes”. 

O diretor do IOC e pesquisador do Laboratório de Pesquisa sobre o Timo, Wilson Savino, participou da reunião ministrando a palestra ‘Distrofias musculares: Perspectivas de terapia celular e imunoterapia’. Já o pesquisador do Laboratório de Inflamação do (IOC/ Fiocruz), Marco Aurélio Martins, apresentou a conferência sobre o ‘Efeito da xantona mangiferina no tratamento da asma em camundongos diabéticos’. O evento contou, ainda, com participação de outros pesquisadores da Fiocruz.

O estudo ‘NMR structure of the consensus segment adjacent to second transmembrane domain of hp2x7 receptor’, que teve com um dos autores Luis Anastácio Alves, chefe do Laboratório de Comunicação Celular do IOC, recebeu o prêmio Roberto Alcântara Gomes, concedido pela Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf). A pesquisa é resultado de parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

FeSBE
A FeSBE congrega as Sociedades Brasileiras de Biofísica, Bioquímica, Biologia Molecular, Farmacologia e Terapêutica Experimental, Fisiologia, Imunologia Investigação Clínica, e Neurociências e Comportamento. Os objetivos são a promoção e a difusão da atividade científica em defesa dos temas relevantes para o desenvolvimento da ciência. Por meio das reuniões anuais da FeSBE, os pesquisadores podem ainda discutir e modificar as políticas públicas na área e estabelecer estratégias de ação para superar os principais gargalos em pesquisa.


Vanessa Sol
27/08/2013
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos