Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Catalisador de ideias e parcerias

Workshop internacional sobre proteases de parasitos chega ao fim com promessa de novas edições

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) sediou, entre os dias 16 e 20 de setembro, o primeiro ‘Workshop on Proteases in Medical Parasitology’. Promovido pelo Laboratório de Toxinologia do IOC, o evento reuniu cerca de 140 pessoas de 12 instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Referência mundial em bioquímica de protozoários e helmintos, o pesquisador convidado James McKerrow, diretor do Center for Discovery and Innovation in Parasitic Diseases da Universidade da Califórnia, em São Francisco, nos Estados Unidos, foi responsável por quatro palestras e se mostrou satisfeito com o resultado. “Testemunhei o surgimento de novas colaborações e parcerias, além de uma intensa participação de alunos e professores que não tiveram medo de fazer perguntas. Em um workshop, isso é ouro”, afirmou, no encerramento do evento.

 Gutemberg Brito

 

Convidado pelo Programa Ciência Sem Fronteiras, o diretor do Center for Discovery and Innovation in Parasitic Diseases da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, falou sobre bioquímica de parasitos

De acordo com a pesquisadora Ana Gisele Neves Ferreira, que coordenou o encontro ao lado de Karina Rebello, ambas do Laboratório de Toxinologia, e Claudia Masini D'avila Levy, do Laboratório de Biologia Molecular e Doenças Endêmicas, um dos aspectos positivos do Workshop foi a apresentação de trabalhos de alunos em Inglês. “Se queremos internacionalizar a Ciência feita no Brasil, precisamos enfrentar e vencer a barreira do idioma. Conversar com quem vem de fora, além de fazer perguntas e comentários em outra língua é sempre um excelente exercício”, destacou Ana Gisele.

 Gutemberg Brito

As organizadoras Ana Gisele Neves Ferreira (esq) e Karina Rebello, ambas do Laboratório de Toxinologia, prlanejam futuros workshops com a participação de McKerrow

De acordo com McKerrow, uma próxima edição do evento, prevista para 2014, vem sendo negociada com o Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS) da Fiocruz. “O Brasil precisa ser o lugar onde ocorrem as descobertas de novos medicamentos específicos para os problemas de sua população, principalmente a mais pobre. A Fiocruz, assim como muitas universidades federais brasileiras, já conta com grupos de cientistas extremamente competentes para tal, portanto, nossa ideia é realizar um workshop em 2014 sobre como transformar Pesquisa em produtos”, pontuou.

A visita de McKerrow foi viabilizada pelo Programa Ciência Sem Fronteiras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CSF/Capes), por meio do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular do IOC.

 

Isadora Marinho
24/09/2013
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos