Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Workshop recebe referência mundial em Proteômica

Gabriel Padrón, do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Cuba apresenta a combinação de pesquisa científica de ponta com a possibilidade da tradução para o desenvolvimento de produtos terapêuticos 

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) promove, entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, o workshop ‘Tópicos avançados em Proteômica’. O evento, que recebe o pesquisador Gabriel Padrón Palomares, da Divisão de Química Física do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia de Havana, em Cuba, está sendo realizado no Auditório Maria Deane, do Pavilhão Leonidas Deane, no campus da Fiocruz, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4365). O evento busca discutir a utilização da espectrometria de massa como ferramenta analítica de identificação e quantificação de proteínas que podem ajudar no diagnóstico e terapia de doenças negligenciadas. O evento conta também com a participação de especialistas nacionais e estrangeiros com reconhecida experiência em distintas áreas de análise proteômica. Confira a programação ao final dessa matéria.

Participam do encontro alunos de Pós-graduação, iniciação científica e pesquisadores interessados no tema e que necessitam de bases teóricas em proteômica, espectrometria de massas quantitativa e Selected Reaction Monitoring (SRM) para dar suporte ao desenvolvimento de seus projetos de tese e/ou de pesquisa.

Coordenadora do Workshop, Patrícia Cuervo, do Laboratório de Pesquisa em Leishmaniose do IOC, destaca que a participação de Gabriel Padrón incrementa a capacidade de atuação dos pesquisadores do Instituto. “Este workshop visa aproximar as expertises das duas instituições no momento em que diversos laboratórios do IOC estão investindo recursos no estudo de doenças negligenciadas para descoberta e validação de novos alvos terapêuticos, diagnósticos, prognósticos e vacinais, por meio do uso de ferramentas proteômicas”. Patrícia ressalta, ainda, que “o conhecimento de tecnologias de última geração, como o ‘Selected Reaction Monitoring’ (SRM) para quantificação e validação de potencias candidatos a biomarcadores agrega um valor único ao evento, pois é uma metodologia ainda pouco explorada no Brasil”.

Gabriel Padrón
Doutor em Ciências pela Universidade Humbolt de Berlin, Alemanha, Gabriel Padrón é professor das Faculdades de Química e Biologia da Universidade de Havana e pesquisador emérito do Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia, instituição estratégica de pesquisa e desenvolvimento em Cuba. No CIGB, Padrón tem coordenado projetos de pesquisa envolvendo estrutura e purificação de proteínas e peptídeos, análise e caracterização por espectrometria de massas, ressonância nuclear magnética, cromatografia de alta performance para análise e purificação de proteínas, proteômica e farmacoproteômica. Padrón é também titular de diversas patentes de compostos de uso farmacêutico.

Parceiros
O workshop “Tópicos avançados em Proteômica”, coordenado juntamente com os pesquisadores Ana Gisele Neves Ferreira, do Laboratório de Toxinologia do IOC e Leonardo Sabóia Vahia, do Laboratório de Biologia Molecular e Doenças Endêmicas do IOC, é uma realização do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do IOC e conta com o financiamento do Programa Professor Visitante do Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o apoio da Vice-direção de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, do Programa de Pós-graduação em Biologia Parasitária do IOC e do Programa de Desenvolvimento Tecnológico em Insumos para Saúde (PDTIS) da Fiocruz.

Programação
:: 29/10
9h – Cerimônia abertura e Apresentação do Workshop
9h30 – Introdução à proteômica baseada em espectrometria de massas - Gabriel Padrón/CIGB
11h – Coffee Break
11h20 – Espectrometria de massas em proteômica: instrumentação - Vladimir Besada/CIGB
12h30 – Almoço
14h – Recentes inovações em espectrometria de massas para proteômica - Felipe Lugão/Thermo-Analitica
14h50 – Identificação de microorganismos por MS - Gabriel Padrón/CIGB
15h30 – Coffee Break
16h – MALDI-imaging - Cristiana de Macedo/CDTS

:: 30/10
9h – Métodos de fragmentação e sequenciamento de peptídeos - Vladimir Besada/CIGB
10h05 – Modificações pós-traducionais - Fabio Nogueira/UFRJ
11h – Coffee Break
11h20 – Proteômica de organismos com genoma não sequenciado - Magno Junqueira/UFRJ
12h30h – Almoço
14h – Validação estatística de dados proteômicos - Paulo Carvalho/Fiocruz-PR
15h – Coffee Break
15h20 – Quantificação em proteômica através de espectrometria de massas - Gabriel Padrón/CIGB
16h25 – Doctor´s Office

:: 31/10
9h – Análise bioinformática de dados proteômicos: achando o sentido biológico das proteínas identificadas - Arielis Rodríguez/CIGB
10h30 – Coffee Break
11h – Proteômica quantitativa de Trypanosoma cruzi - Fabrício Marchini/Fiocruz-PR
12h – Almoço
14h – Avanços tecnológicos em instrumentação e software para análise proteômica em abordagens multi-ômicas - Maurício Marques/Agilent Technologies
15h – Coffee Break
15h30 – Quantificação Label-free em câncer - Luciana Pizatti/INCA
16h20 – Doctor´s Office

:: 01/11
9h – Selected Reaction Monitoring (SRM) - Gabriel Padrón/CIGB
10h15 – Coffee Break
10h45h – SRM para validação de biomarcadores em câncer - Vitor Faça/USP-Ribeirão Preto
12h – Almoço
14h – Apresentações dos participantes – chuva de ideias (4 x 15 min)
15h – Coffee Break
15h30 – Proteômica no Brasil: Desafios e perspectivas - Jonas Perales/Fiocruz-RJ
16h35 – Discussão final e encerramento


Vanessa Sol
01/10/2013 - Atualizado em 29/10/2013
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos