Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

IOC sedia curso sobre experimentação animal

Atividade foi restrita aos envolvidos no consórcio Seventh Framework Programme, financiado pela Comunidade Europeia

Peças fundamentais no desenvolvimento de Pesquisas sobre doenças inflamatórias agudas e crônicas, os modelos experimentais em roedores foram tema de curso realizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O ‘International Modelling Acute And Chronic Inflammatory Diaseases in Animals’ reuniu 40 pesquisadores e alunos do Brasil, Itália, Hungria, França, Suíça e Irlanda, envolvidos no consórcio internacional financiado pelo ‘Seventh Framework Programme’. Os pesquisadores Marco Aurélio Martins, chefe do Laboratório de Inflamação, e Hugo Caire de Castro Faria Neto, atual vice-diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do IOC e pesquisador do Laboratório de Imunofarmacologia, atuam como coordenadores em dois dos três projetos contemplados pelo consórcio. O evento foi realizado entre os dias 17 e 19 de setembro, no campus da Fiocruz, em Manguinhos.

 Gutemberg Brito

 

Marco Aurélio Martins é um dos pesquisadores envolvidos no consórcio internacional e conferiu a palestra de abertura do evento

Agravos como asma, malária e sepse estão dentre as investigações que irão utilizar modelos experimentais em roedores, como camundongos. Na abertura do evento, o pesquisador e diretor do IOC, Wilson Savino, destacou a importância destes estudos no contexto atual. “Estamos observando uma mudança no perfil da Saúde Pública brasileira, com a emergência e o estabelecimento de doenças inflamatórias crônicas. Portanto, tanto o consórcio quanto os debates propostos neste encontro vêm em boa hora”, assinalou.

De acordo com a pesquisadora do Laboratório de Inflamação e uma das organizadoras da atividade, Patrícia Silva, a realização do curso atende a uma das exigências do edital do Seventh Framework Programme: promover a integração entre os participantes de cada um dos três projetos. “Tivemos grupos de pesquisa oriundos de três cidades brasileiras e seis países diferentes, portanto, foi uma integração multidisciplinar, cultural e científica muito produtiva, com destaque para as atividades práticas, que despertaram sensivelmente o interesse dos participantes”, explicou Patrícia.

Gutemberg Brito

Durante os três dias de evento, participantes conferiram palestras e aulas práticas com modelos experimentais

A palestra de abertura do evento ficou a cargo de Marco Aurélio Martins, que abordou as vantagens e as limitações da experimentação com animais. “Trata-se de um tema sensível e capaz de gerar debates acalorados, por isso, também é dever da comunidade científica esclarecer para a sociedade os motivos pelos quais a utilização de animais se faz necessária na Pesquisa”, disse.


Isadora Marinho
03/10/2013
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos