Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Pesquisador do IOC integra a direção científica da ANBio

Flávio Rocha, do Laboratório de Bioquímica de Proteínas e Peptídeos, foi nomeado durante o VIII Congresso Brasileiro de Biossegurança

A Associação Nacional de Biossegurança (ANBio) elegeu recentemente os membros que integrarão a direção científica da entidade nos próximos quatro anos, dentre eles Flávio Rocha, do pesquisador do Laboratório de Bioquímica de Proteínas e Peptídeos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). A cerimônia de posse aconteceu durante o ‘VIII Congresso Brasileiro de Biossegurança’, realizado em Salvador, na Bahia, entre os dias 23 e 27 de setembro. O principal objetivo da ANBio é a promoção e o fortalecimento da Biossegurança no Brasil através de ações que estimulem o desenvolvimento de pesquisas, ensino e debates na área.

Segundo Flávio Rocha, a prioridade de sua gestão é contribuir com a ANBio e com os demais profissionais que colaboram com a Instituição, além de promover a difusão do conhecimento por meio de cursos de capacitação que tenham como foco a biossegurança básica. “O que observamos atualmente é uma lacuna no que se refere à biossegurança básica, pois grande parte das políticas públicas estão voltadas para a área de manipulação genética. Portanto, o objetivo da atual gestão é investir nesse segmento em todas as unidades de saúde, contribuindo para a consolidação da biossegurança no país”, destacou.

Além do cargo de diretor científico, o especialista também atuará na coordenação da revista científica ‘International Journal of Biosafety and Biosecurity’, reconhecida por publicar estudos referentes à área de biossegurança. “Por se tratar de um periódico com prestígio internacional, essa atividade representa um grande desafio. Como coordenador, pretendo propor iniciativas que atraiam novos leitores e, consequentemente, mais autores, a fim de aumentar o número de artigos publicados. Além disso, pretendo sugerir mudanças editorias para que pesquisadores interessados em integrar o corpo de avaliadores da revista sejam incorporados ao setor editorial”, destacou.

Trajetória em Biossegurança

Atual membro convidado da Comissão de Biossegurança do IOC, Flávio Rocha iniciou sua carreira na área de Biossegurança há 16 anos, quando integrou a Comissão Interna de Biossegurança do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde(INCQS/Fiocruz). Além disso, o pesquisador participou da Comissão Técnica de Biossegurança da Fiocruz entre 2004 e 2006, colaborando com ações efetivas para a elaboração dos manuais de Biossegurança. Também atuou em instituições de ensino superior no Estado do Rio de Janeiro como Coordenador de Curso Superior e Coordenador Geral de Pós-graduação, além de possuir doutorado em Biossegurança da Saúde, com foco em doenças reemergentes.


Paula Netto
11/10/2013
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos