Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Estudante do IOC é premiada na edição 2013 da RAIC

Estudo sobre esquistossomose garante à aluna Linda Beatriz Pontes de Souza o prêmio de ‘Melhor Trabalho da Fiocruz’ na modalidade PROVOC na 21ª Reunião Anual de Iniciação Científica

Depois de pouco mais de um mês de intensas atividades em diferentes unidades da Fiocruz, chegou ao fim, nesta quarta-feira, 16 de outubro, a ‘21ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC 2013) com a premiação dos melhores trabalhos de 2013. E, mais uma vez, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi contemplado. De autoria da estudante Linda Beatriz Pontes de Souza, o estudo “Caracterização da Atividade Biológica dos Extratos do Caule de Moringa ovalifolia Dinter & Berger sobre Biomphalaria glabrata (Say, 1818) em Condições de Laboratório”, foi eleito o melhor trabalho na categoria Programa de Vocação Científica (PROVOC). A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental do IOC, sob orientação do pesquisador José Augusto Albuquerque dos Santos. Ao todo, 10 estudantes foram premiados em diferentes categorias.

Reconhecimento

Há três anos, Linda Beatriz ingressava no IOC. Atualmente, a estudante coleciona prêmios, frutos da sua dedicação e do trabalho desenvolvido dentro do Instituto. “Eu não esperava ganhar, principalmente porque todas as apresentações foram excelentes. Mas esse prêmio mostra, também, a competência do meu orientador, pois foi graças ao conhecimento transmitido por ele que eu tive a possibilidade de desenvolver um bom trabalho e receber o reconhecimento da Instituição”, disse.

A estudante destacou, ainda, como a sua experiência no PROVOC contribuiu para sua carreira. “Tive meu primeiro contato com o mundo científico quando ingressei no IOC. A Instituição colaborou não somente para o meu crescimento acadêmico, mas também pessoal e intelectual, ampliando, inclusive, minha visão de pesquisa”, afirmou. “Aqui, pude aprender questões sobre responsabilidade, ética e também questões teóricas e técnicas, além de ter tido a oportunidade de conhecer diversos trabalhos que são desenvolvidos na Fiocruz”, concluiu.

Orientador de Linda, José Augusto Albuquerque dos Santos destacou a oportunidade que os jovens estudantes têm de aprender dentro dos laboratórios. “Por meio de iniciativas como o PROVOC, esses adolescentes têm a chance de ampliar seus conhecimentos e terem um contato mais próximo com a pesquisa e demais atividades realizadas no Instituto, proporcionando maior vivência e absorção do que cada pesquisador tem a ensinar”, destacou.

 Arquivo IOC

 

 Com estudo sobre esquistossose, Linda Beatriz, orientada pelo pesquisador José Augusto Albuquerque, foi eleito o 'Melhor Trabalho da Fiocruz’ na categoria PROVOC


A premiação dos ‘Melhores Trabalhos’ da Fiocruz acontece todos os anos durante o encerramento da RAIC. O objetivo é contemplar os estudantes que mais se destacaram, levando em consideração aspectos como a relevância do estudo, apresentação, desenvoltura, capacidade de absorção do tema, além da qualidade dos trabalhos. Neste ano, 208 estudantes do IOC apresentaram trabalhos na Reunião, tornando o Instituto a unidade da Fiocruz com o maior número de participantes.


Paula Netto
17/10/2013
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos