Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Doenças negligenciadas são tema de Fórum

Promovido pelo IOC, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Valença e o Centro de Ensino Superior de Valença, evento reuniu cerca de 180 participantes para debates sobre temas relacionados à ciência e saúde

Capacitar e alertar profissionais e estudantes da área da saúde dos municípios da região do Vale do Café (Sul do Estado do Rio de Janeiro) para atuação no diagnóstico e na prevenção de doenças negligenciadas e reemergentes. Com essa finalidade, foi realizada, na última quinta-feira, 17 de outubro, a primeira edição do ‘Fórum de Ciência e Saúde do Vale do Café’, no município de Valença. O evento, promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Valença (SMS-VA) e o Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA), reuniu cerca de 180 participantes que tiveram a oportunidade de debater sobre temas variados relacionados à ciência e à saúde.

Segundo o Coordenador da iniciativa e pesquisador do Laboratório de Bioquímica de Proteínas e Peptídeos do IOC, Flávio Rocha, o encontro foi uma oportunidade de intercâmbio de informações entre profissionais, estudantes e moradores da região. “Nosso objetivo durante todo o evento foi promover conhecimento sobre a importância da prevenção, do diagnóstico correto e chamar atenção para o ressurgimento de determinadas doenças”, disse. O especialista reforçou, ainda, que “a intenção é dar continuidade à iniciativa, fortalecendo um dos principais compromissos do IOC, que é levar conhecimento científico de qualidade aos profissionais e a toda população”.

Alguns dos principais temas abordados durante o Fórum foram ‘Doenças Negligenciadas’, ‘Leishmanioses no Estado do Rio de Janeiro’, ‘A Ressurgência da Coqueluche’, ‘Síndrome virais’, ‘Biossegurança para profissionais de saúde’, dentre outros. O evento contou ainda com apresentação de peças teatrais realizadas por graduandos da Faculdade de Medicina de Valença, dentro da própria instituição, com o objetivo de sensibilizar alunos e pais sobre a importância da prevenção de doenças como Pediculose e Teníase & Cisticercose.


Paula Netto
21/10/2013
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos