Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Encontro reúne pesquisadores e estudantes em torno da Malacologia

Cerca de 350 participantes estiveram reunidos no 23º Encontro Brasileiro de Malacologia para discutir temas relacionados à área. Estudante do IOC foi contemplado com a ‘Medalha Wladimir Lobato Paraense”, pelo melhor trabalho na categoria pôster

Com a proposta de debater temas relacionados aos diversos segmentos da Malacologia e ampliar os conhecimentos na área, cerca de 350 participantes estiveram reunidos na 23ª edição do ‘Encontro Brasileiro de Malacologia’. Organizado pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em parceria com a Sociedade Brasileira de Malacologia (SBMa), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o evento foi realizado entre os dias 22 e 26 de outubro.

Sob o tema ‘Ano Internacional da Cooperação da Água’, o evento contou com palestras, mesas-redondas, apresentações orais e de pôster, além de minicursos específicos sobre moluscos. Biodiversidade, biologia celular e molecular, fisiologia e taxonomia foram alguns dos assuntos abordados durante a reunião.

 Divulgação

 

 Pesquisadores nacionais e internacionais e estudantes se reuniram no campus da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) para o evento 



Chefe do Laboratório de Malacologia do IOC e uma das organizadoras do evento, Silvana Thiengo destacou a participação dos estudantes e a qualidade dos trabalhos apresentados como pontos positivos do encontro. “O número de alunos que participaram e o nível dos estudos desenvolvidos por esses discentes foram os pontos mais significativos, pois esse comparecimento expõe o interesse deles pela área. Além disso, estes estudantes representam o futuro científico da malacologia”, avaliou.

Segundo Monica Ammon, pesquisadora do mesmo Laboratório e integrante da comissão organizadora, o Encontro possibilitou a troca de conhecimento entre os pesquisadores e os jovens cientistas. “Foi criado um ambiente de debate, em que os estudantes tivessem a oportunidade de se aproximar dos profissionais da área e estimular interações entre entidades e diversos grupos de pesquisas”, afirmou.

Medalha "Lobato Paraense"

Como forma de homenagear a memória de Wladimir Lobato Paraense, um dos mais importantes pesquisadores brasileiros que já atuaram na área, o IOC e a Sociedade Brasileira de Malacologia concederam, pela segunda vez na história do evento, a ‘Medalha Wladimir Lobato Paraense’ aos melhores trabalhos apresentados por estudantes de graduação e Pós-graduação no decorrer do Encontro.

Discente do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biodiversidade e Saúde do IOC, o estudante Fábio Buchmann foi contemplado na categoria ‘Pôster’ com o tema ‘Formas larvais de trematódeos em gastrópodes límnicos obtidos na usina hidrelétrica de Cana Brava, Goiás, Brasil’. “Foi uma surpresa receber esse prêmio. Ele significa o reconhecimento de um trabalho que vem sendo desenvolvido há algum tempo e que será muito importante para minha carreira”, disse Fábio.
 

 Gutemberg Brito

 

 O aluno Fábio Buchmann é condecorado com a Medalha "Lobato Paraense". A premiação foi concedida pela primeira vez na edição 2012 do Encontro



Silvana Thiengo ressaltou a importância da premiação como um fomento para a vida profissional dos alunos. “Além de representar uma justa homenagem ao grande profissional que foi o Lobato Paraense, a premiação é um incentivo aos jovens que estão iniciando suas trajetórias para que se dediquem à pesquisa e produzam bons trabalhos”, concluiu.

Jovens Taxonomistas

A novidade dessa edição ficou por conta da incorporação do ‘I Simpósio Latino-Americano de Jovens Taxonomistas’ ao evento principal, com o objetivo de estimular a formação de novos profissionais para a área por meio do diálogo e da troca de conhecimentos, além de chamar atenção para a importância da taxonomia.

 

Paula Netto
31/10/2013
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos