Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Projetos do IOC são contemplados no principal evento de Parasitologia do país

Estudos desenvolvidos no Instituto são premiados durante a 23ª edição do Congresso Brasileiro de Parasitologia. Evento debateu questões relacionadas à pesquisa, ensino, diagnóstico e ações de saúde pública ligadas à ciência

Dois estudos desenvolvidos pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foram premiados durante a 23ª edição do ‘Congresso Brasileiro de Parasitologia’, na categoria “Apresentação Oral”, na área de Helmintologia. O trabalho ‘Estudo filogenético de isolados de Angiostrongylus cantonensis provenientes de diferentes áreas geográficas do Brasil’, de Tainá Carneiro de Castro Monte, aluna do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Parasitária , conquistou o segundo lugar. Já o estudo “Análise comparativa dos perfis de reconhecimento de soros do Sul do Brasil reativos para hidatidose no immunoblot”, de Simone de Oliveira Mendes, doLaboratório de Helmintos Parasitos de Vertebrados, ocupou a terceira colocação.

Com o tema ‘Emergência, expansão e diagnóstico: os desafios da Parasitologia’, o Congresso teve como finalidade abordar o panorama atual da parasitologia no Brasil e no Mercosul, além de discutir a implementação de novas tecnologias aplicadas à pesquisa, ao ensino, ao diagnóstico e a ações de saúde pública ligadas à ciência. O evento foi realizado entre os dias 22 e 26 de outubro, em Florianópolis, Santa Catarina.

Segundo Arnaldo Maldonado Junior, chefe do Laboratório de Biologia e Parasitologia de Mamíferos Silvestres do IOC e orientador de Tainá, a premiação é o reconhecimento pelo trabalho realizado na Instituição. “Ter um projeto agraciado pelos demais profissionais da área num evento deste porte evidencia a importância das atividades que são desenvolvidas pelo Laboratório e mostra que estamos contribuindo de maneira efetiva para a Parasitologia”, afirmou.

Já Rosangela Rodrigues, pesquisadora do Laboratório de Helmintos Parasitos de Vertebrados do IOC e orientadora de Simone, se mostrou animada com a premiação. “Participamos ativamente deste Congresso e ter um estudo premiado foi gratificante. Além disso, representa um incentivo aos jovens cientistas que atuam e se dedicam para desenvolver bons trabalhos na área”, disse. Ela também avaliou o evento de forma positiva. “Foi um momento bastante produtivo, pois os alunos puderam aproveitar as palestras e mesas-redondas, possibilitando o intercâmbio entre estudantes e cientistas e, principalmente, porque essa edição abordou temas diversificados em relação aos congressos anteriores”, concluiu.

Paula Netto
01/11/2013
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos