Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Reconhecimento nacional

Prêmio Fundação Conrado Wessel de 2013 elegeu o pesquisador emérito da Fiocruz e ex-diretor do IOC José Rodrigues Coura como personalidade do ano na categoria Medicina. Coura está em atividade no Instituto há 35 anos

Todos os anos, a Fundação Conrado Wessel reúne representantes de agências de fomento, órgãos militares e entidades centenárias, como a Academia Brasileira de Letras, para eleger os profissionais e as organizações de destacada contribuição ao progresso do País. Na última quarta-feira (27/11), o pesquisador e ex-diretor do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), José Rodrigues Coura, foi escolhido como a personalidade de 2013 na categoria Medicina. Chefe do Laboratório de Doenças Parasitárias e pesquisador emérito da Fiocruz, Coura participou da criação de dois dos seis cursos de Pós-graduação existentes no Instituto: Biologia Parasitária e Medicina Tropical, ambos com conceito 6 junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Gutemberg Brito

 

José Rodrigues Coura é pesquisador emérito da Fiocruz e referência em parasitologia

Com 35 anos de intensa produção científica no IOC, sobretudo na área de parasitologia, ele declara que são seus alunos e ex-alunos sua maior contribuição para a sociedade. “Formei uma nova geração de pesquisadores. São mais de 200 mestres e doutores que perpetuarão meu trabalho na saúde pública brasileira, renovando a instituição pelo próximo século”, diz. Ele comemora, ainda, o fato de ter sido escolhido entre dez candidatos de alto nível, indicados por órgãos e entidades de renome. “Corresponde ao Prêmio Nobel”, avalia. Desde 2002, o pesquisador é Comendador da Ordem do Mérito Científico da Presidência da República, condecoração promovida à Grã Cruz em 2010. Trata-se da mais alta láurea do país na área científica. Já em 2006, Coura conquistou o segundo lugar no Prêmio Jabuti, categoria Melhor Livro de Ciências Naturais e Ciências da Saúde, pela organização da obra 'Dinâmica das Doenças Infecciosas e Parasitárias'.

Ainda nesta edição, outro pesquisador da Fiocruz foi agraciado: o vice-diretor de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Serviço de Referência da Fiocruz Rondônia, Luiz Hildebrando Pereira da Silva, vencedor na categoria Ciência.

O Prêmio FCW

Participam da comissão julgadora do Prêmio FCW instituições de grande porte, como a CAPES, Academia Brasileira de Ciência, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Academia Brasileira de Letras (ABL), Academia Nacional de Medicina (ANM), Marinha e Aeronáutica do Brasil, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), dentre outras. A Fundação Conrado Wessel concede prêmios em quatro categorias: Arte, voltada para fotógrafos; Ciência; Cultura, voltada para Artes Plásticas, Música, Teatro e Literatura; e Medicina. Os agraciados recebem o Troféu FCW, obra de arte da autoria do artista plástico Vlavianos, além de um prêmio em dinheiro.

Isadora Marinho

27/11/2013 - atualizado 6/12/2013
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos