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Abertura do Ano Acadêmico do IOC

Com palestra sobre ‘Estratégias de Financiamento à Pesquisa e Inovação em Saúde’, IOC deu as boas-vindas a dezenas de estudantes, novos e veteranos

A primeira edição do Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) de 2014 deu início também às atividades do ano acadêmico do Instituto. Nas cadeiras do auditório Emmanuel Dias, no Pavilhão Arthur Neiva, se dividiam estudantes novos e veteranos dos diversos programas de Pós-graduação Stricto sensu e Lato sensu.

Estiveram presentes na mesa de abertura a vice-diretora de Ensino do IOC, Elisa Cupolillo; a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; uma das coordenadoras do Centro de Estudos e pesquisadora do Laboratório de Biologia Molecular e Doenças Endêmicas do IOC, Cláudia Levy; além das representantes dos discentes, Noêmia Santana Lima e Fernanda Heloíse.

As boas-vindas aos estudantes ficou por conta do diretor do IOC, Wilson Savino, que lembrou da sua época de estudante e brincou que nesta fase, da pós-graduação, as obrigações aumentam. “É indispensável que a nova geração de cientistas esteja comprometida com a ciência, engajada com questões que antecedem o fazer científico. É importante perceber que, assim como as responsabilidades aumentam, as contribuições também”, destacou.

Ao dar início às atividades do Ano Acadêmico do IOC, Elisa Cupolillo destacou o empenho e trabalho dos coordenadores de todas as modalidades de ensino. “É importante que os estudantes conheçam as suas representações e os coordenadores, que se dedicam a fazer com que os nossos Programas tenham uma avaliação cada vez melhor”, afirmou. Ela homenageou pesquisadores que contribuíram para os Programas de Pós-graduação do Instituto: Ana Maria Gaspar (Biologia Parasitária), Milton Ozório Moraes (Biologia Celular e Molecular), Filipe Anibal (Medicina Tropical) e Floriano Paes (Biologia Computacional e Sistemas). O pesquisador Alexandre Afrânio Peixoto, morto precocemente em 2013, quando coordenava o Programa de Biologia Celular e Molecular, também foi lembrado por todas as suas contribuições.

Para a vice-presidente Nísia Trindade, que recebeu os estudantes, a qualidade da pesquisa e do ensino depende da integração e da participação dos alunos. “Os estudantes devem aproveitar ao máximo o período da pós-graduação. A Fiocruz é uma grande escola, no melhor sentido da palavra: oferecemos além de uma formação técnica e científica, a socialização com os compromissos da agenda científica para a sociedade”, pontuou.

Políticas de financiamento à pesquisa e inovação

O diretor do IOC, Wilson Savino, foi responsável por apresentar o diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (DECIT/SCTIE/MS), Antonio Carlos Campos de Carvalho, que ministrou a aula inaugural ‘Estratégias de Financiamento à Pesquisa e Inovação em Saúde’. Na palestra, o convidado traçou um panorama das políticas de financiamento à pesquisa e inovação do Ministério da Saúde. 

De acordo com Antonio, a área da Saúde deve se estabelecer como indicativo de desenvolvimento e, para isso, deve contar com incentivos em Pesquisa, Desenvolvimento, Estratégia e Ensino. “Em geral, a área é vista como um gasto, entretanto, a Saúde deve ser uma atividade indutora de crescimento econômico. Esta é uma das áreas mais dinâmicas de desenvolvimento em diversos países, uma vez que abrange o consumo de massa e tem potencial para gerar empregos, mas depende de inovação para crescer”, destacou. Para Antonio, o envolvimento de pesquisadores e estudantes com temas como estes é fundamental. “Os ingressantes precisam ter uma noção muito clara de como o sistema funciona para poder ter uma participação ativa na luta por mais recursos para a pesquisa científica, sem isso o país não avançará”, concluiu.

 

Lucas Rocha
14/03/2014
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