Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Programa Jovem Cientista: do IOC para a Fiocruz

Idealizada pelo Instituto, iniciativa oferecerá fomento à pesquisa para todas as Unidades da Fundação. O objetivo é estimular novos talentos a fim de ampliar as competências científicas e tecnológicas em áreas estratégicas da Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou nesta sexta-feira, 27/06, o Programa de Apoio à Pesquisa Estratégica em Saúde (Papes) Jovem Cientista. O projeto é parte de uma proposta sugerida pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que realizou, em novembro de 2013, a primeira edição do Simpósio Jovens Cientistas (clique aqui e saiba mais). As inscrições estão abertas até o dia 31 de julho. A cerimônia de lançamento contou com a presença do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, do vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rodrigo Stabeli, e do vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Jorge Bermudez.

 Gutemberg Brito

 

 Programa vai contemplar 60 projetos com bolsas de R$ 50 mil


O Programa visa estimular novos talentos de forma a ampliar as competências científicas e tecnológicas em áreas estratégicas da Fiocruz, estimular a inserção do jovem cientista em grupos consolidados, além de criar novos grupos a partir de linhas de pesquisas estratégicas alinhadas ao Plano Quadrienal da Fiocruz. “O jovem cientista é repleto de ideias, possui grande curiosidade e muita energia para desenvolver seus projetos. Entretanto, encontra mais dificuldade para competir pelos fundos existentes. É fundamental estimular a criatividade e o empenho daqueles que estão em um processo de acúmulo de currículo e de realizações. A iniciativa, que partiu da pauta do IOC, foi estendida e concretizada para todo o conjunto da Fiocruz, a partir de debates nas Câmaras Técnicas e no Conselho Deliberativo”, destacou Paulo Gadelha.

Segundo Rodrigo Stabeli, o público prioritário são cientistas do quadro da Fundação, pesquisadores ou tecnologistas com doutorado concluído há, no máximo, dez anos. O Programa Jovem Cientista vai contemplar 60 projetos com bolsas no valor de R$ 50 mil cada, pelo prazo de 24 meses. “As análises que realizamos por meio da Diretoria de Recursos Humanos mostram que temos em torno de 700 recém-doutores e cerca de 30% desses profissionais ainda não estão inseridos nos planos quadrienais de pesquisa da Instituição. Lançar o Jovem Cientista é fomentar a inclusão desse público, a partir de projetos de pesquisa de qualidade para a população brasileira”, afirmou.

De acordo com o diretor do IOC, Wilson Savino, a incorporação realizada pela Presidência dará ao Programa uma abrangência nacional. “Essa iniciativa permitirá que jovens que ingressaram recentemente nas diversas unidades técnico-científicas da Fiocruz possam concorrer, na forma de editais, a um financiamento intramuros para o início de suas atividades dentro dos seus respectivos laboratórios de pesquisa”, comemorou.

Confira o edital, clique aqui.


Lucas Rocha
27/06/2014
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos