Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Atuantes no progresso da Ciência

Pesquisadores do IOC marcaram presença em Reunião Anual da SBPC. O evento debateu os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e as políticas públicas para a ciência e tecnologia

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) marcou presença na 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada entre os dias 22 e 27 de julho na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco. O evento, que teve como objetivo difundir os avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e debater políticas públicas para a ciência e tecnologia, é realizado desde 1948, e reúne cientistas, professores e estudantes, profissionais liberais e visitantes de todo o país.

Com o tema ‘Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras’, o fórum contou com mais de 6500 inscritos, que puderam participar de diversas atividades científicas divididas em minicursos, conferências, mesas-redondas, encontros e sessões especiais. Além disso, cerca de 10 mil pessoas passaram por atividades tradicionais do evento como a SBPC Cultural, SBPC Jovem Mirim, Exposição de Tecnologia e Ciência. As novidades da edição ficaram por conta de três ações: a SBPC Indígena, a SBPC Extrativista e o Dia da Família na Ciência.

O tema ‘Pós-graduação em ensino na Região Amazônica: avanços e desafios’, foi debatido pela pesquisadora do Laboratório de Inovação em Terapias, Ensino e Bioprodutos, Tania Araújo-Jorge, que, juntamente com Valéria Trajano, também foi responsável pelo minicurso ‘Ciência e arte para a criatividade e inovação’. Já a pesquisadora do Laboratório de Biologia Molecular e Doenças Endêmicas, Claudia Masini D’Avila Levy, participou do debate sobre ‘O Lugar da Amazônia no Desenvolvimento científico brasileiro'.

 Divulgação

 

 Alunos que participaram do ‘Ciência e Arte na estrada’ apresentaram seus projetos. A atividade educativa integrou a iniciativa ‘Expedições Fiocruz para a Superação da Pobreza’



Expedição

Integrada às atividades da 66ª Reunião SBPC, pesquisadores do IOC promoveram uma nova edição do projeto ‘Expedições Fiocruz para a Superação da Pobreza’, iniciativa que visa divulgar e disseminar a ciência e cultura para fortalecer a promoção da saúde e o bem-estar social. Coordenada pelos pesquisadores Tania Araújo-Jorge e Paulo Sergio D’Andrea, a ação contou com a participação de diversos pesquisadores do Instituto, doutorandos e pós-doutorandos vinculados ao Programa da CAPES, bem como doutorandos vinculados à cooperação IOC-IFAC.

A expedição proporcionou uma série de ações educativas junto aos profissionais de saúde por meio de cursos de extensão e formação continuada, e também junto a novos concursados da Secretaria de Cidadania e Assistência Social do Acre. Além disso, a expedição realizou ações de promoção da saúde voltadas à população em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa contou, ainda, com a realização do curso ‘Ciência e Arte na estrada’, que teve como objetivo abordar a dimensão metodológica da ciência e arte para a criatividade e inovação. O projeto foi realizado em parceria com a Rede Nacional de Educação e Ciência.

30/07/2014
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos