Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Instituto marca presença na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Diversão e informação agitam a semana. Na sexta-feira, a programação inclui palestras sobre ebola em parceria com a entidade Médicos Sem Fronteiras.


:: Confira a programação completa


O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) participará ativamente de mais uma edição da Semana Nacional de Ciência e tecnologia (SNCT). A Iniciativa, coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, acontece de 13 a 19 de outubro, no Museu da Vida, no campus da Fiocruz (Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro). Com o tema ‘Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social’, a abertura do evento na Fiocruz acontece na próxima terça-feira, 14 de outubro, e contará com o lançamento da Revista Ciência Hoje - Edição especial sobre tuberculose, e do vídeo Profissão Cientista, elaborado pelo Observatório da Juventude (C&T/EPSJV/Fiocruz).

Dentre as diversas atividades promovidas pelo IOC, o público poderá conferir a exposição ‘Educação em Saúde para o controle de grandes endemias no Brasil’, em que serão apresentados materiais educativos produzidos pelos estudantes do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical. Em paralelo, acontece a mostra ‘A cara da célula’ em conjunto com o Museu de Patologia, desenvolvida pelos Laboratórios de Pesquisa sobre o Timo e de Biologia Celular e Laboratório de Patologia, respectivamente. Na atividade, haverá demonstração de diferentes tipos celulares em microscópio e em modelos didáticos. As crianças poderão ainda colorir esquemas de células.

Já o Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos apresentará noções de prevenção contra parasitoses intestinais e contaminação da água, por meio da mostra ‘Com o Bicho no Bucho’. Além disso, serão realizadas avaliação e orientação nutricional através de boas práticas alimentares, realizadas por uma nutricionista no local.

Temas sobre o ciclo de vida, principais características e diferenças, e os criadouros naturais e artificiais dos mosquitos dos gêneros Aedes, Anopheles e Culex poderão ser vistos durante a exposição ‘Biologia e Controle de Mosquitos Vetores’, promovida pelo Laboratório de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores. Seguindo a mesma linha, a atividade 'Desvendando a biologia e o comportamento do Aedes aegypti, desenvolvida pelo Laboratório de Transmissores de Hematozoários, abordará os principais aspectos do vetor. Em ‘Tecnologias sociais para o enfrentamento das doenças negligenciadas’, promovido pelo Laboratório de Inovação em Terapias, Ensino e Bioprodutos, os participantes poderão aprender como é realizada a promoção da saúde com foco nas tecnologias sociais, visando a prevenção das doenças perpetuadoras da pobreza.

Discutir como as alterações ambientais influenciam as mudanças de comportamento do vetor da doença de Chagas é a proposta da mostra ‘Olho vivo no barbeiro’. Desenvolvida pelo Laboratório de Transmissores de Leishmanioses, a iniciativa contará com atividades lúdicas como quebra-cabeça, filmes e jogo da memória. Já no Foyer do Museu da Vida, acontece a atividade ‘Percorrendo os caminhos dos Simulídeos no Brasil’, desenvolvida pelo Laboratório de Simulídeos e Oncocercoses, na qual serão exibidos vídeos que descrevem e explicam o que são os Simulídeos, seu ciclo de vida, além das formas de coleta e armazenamento. Após a exibição, será realizado ainda um bate-papo com pesquisadores de diferentes unidades da Fiocruz.

A atividade 'Aprendendo sobre Leishmanioses' é realizada pelo Laboratório de Doenças Parasitárias. A entidade 'Médicos Sem Fronteiras' participa com mini-palestras sobre o ebola, incluindo os principais aspectos da doença e vídeos, em uma atividade direcionada para um público do ensino médio. As mini-palestras acontecem na sexta-feira, às 9h e às 11h, também no Foyer do Museu da Vida.

No dia 16 de outubro, no auditório do campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro, em Realengo, a equipe de Alfabetismo Científico do Laboratório de Biologia das Interações apresenta a palestra 'Letramento científico e cidadania: experiências na educação formal e não-formal'.

Importância dos insetos

No Palácio Itaboraí, em Petrópolis, a atração ficará por conta dos insetos. A exposição ‘Petrópolis: biodiversidade e saúde’, desenvolvida pelo Laboratório de Biodiversidade Entomológica, mostrará ao público a importância da biodiversidade da cidade imperial. A inauguração acontecerá no dia 13 de outubro, às 10h. Clique aqui para saber mais.


Paula Netto
09/10/2014 - Atualizado em 14/10/2014
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos