Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Encontro internacional reúne especialistas em dengue

Pesquisadores do IOC participaram da iniciativa, que debateu avanços e desafios nas pesquisas sobre o tema na América Latina

Reconhecidos nacional e internacionalmente por suas ações de pesquisa em dengue, pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) marcaram presença no ‘Fourth Pan-American Dengue Research Network’. Realizado entre os dias 19 e 22 de outubro, em Belém, no Pará, o evento promoveu troca de informações científicas entre a academia, governos e a indústria na área da pesquisa na área.

O encontro contou com apresentação de pôsteres, exposições orais, e discussões sobre recentes estudos produzidos em torno do agravo, promovendo uma revisão com ênfase específica na América Latina. Virologia, patogênese, imunologia, pesquisa clínica, epidemiologia, diagnóstico e prognóstico foram alguns dos temas abordados.

Destaques

Durante a mesa redonda ‘Wolbachia in a dengue control strategy - Challenge Brazil’, o pesquisador da Fiocruz-Minas, Luciano Moreira, apresentou o projeto ‘Eliminar a Dengue: Desafio Brasil’. A iniciativa estuda uma abordagem inovadora para reduzir a transmissão do vírus da dengue pelo mosquito Aedes aegypti de forma natural e autossustentável, por meio do uso da bactéria Wolbachia. Quando presente no Aedes, ela é capaz de reduzir a transmissão da dengue pelo mosquito. No mês de setembro, teve início a etapa de estudos de campo, a partir da liberação de mosquitos com a bactéria Wolbachia no bairro de Tubiacanga, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro. O projeto tem a participação de pesquisadores dos Laboratórios de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores, de Transmissores de Hematozoários e de Biologia Molecular de Insetos do IOC.

Na sessão de pôsteres em destaque (Highlighted Posters) participaram pesquisadores de diversos Laboratórios do IOC, incluindo: Laboratório de Transmissores de Hematozoários, José Joaquín Carvajal Cortés (categoria Vetores) e Nildimar Alves Honório (categorias Vetores e Epidemiologia/Filogenética); Laboratório de Imunologia Viral, Mariana Gandini e Cintia Marinho (categoria Imunologia), Victor Fiestas Solórzano (categoria Patogênese); Laboratório de Biotecnologia e Fisiologia de Infecções Virais, Marciano Paes (categoria Patogênese); Laboratório de Toxinologia, Monique Trugilho (categoria Patogênese); e Laboratório de Fisiologia e Controle de Artrópodes Vetores, Luciana dos Santos Dias.


Lucas Rocha
23/10/2014
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos