Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

A parasitologia contada através do trabalho de Luís Rey

Autor do Dicionário de Termos Técnicos de Medicina e Saúde e da autobiografia Um Médico e Dois Exílios, entre outros títulos, o pesquisador Luís Rey foi responsável pela criação do Laboratório de Biologia e Controle da Esquistossomose do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). O pesquisador, especialista em esquistossomose, será homenageado na próxima edição do Centro de Estudos, nesta sexta-feira, dia 31, em palestra do também pesquisador Paulo Sérgio D'Andréa, atual chefe do laboratório criado por Rey.

Na palestra Luis Rey: a parasitologia como temática de vida , D'Andréa reafirma a grande contribuição do pesquisador na área , relembrando sua produção científica desde a chegada ao IOC, em janeiro de 1985, convidado pelo então diretor do Instituto, José Rodrigues Coura , para chefiar o Departamento de Helmintologia. Rey ocupou o cargo até a criação do Laboratório de Biologia e Controle da Esquistossomose, chefiado por ele até o ano passado. "Rey desenvolveu projetos em esquistossomose em focos de baixa endemicidade, associando conhecimentos acumulados pela pesquisa cientifica à efetiva aplicação de tais conhecimentos no controle das endemias", D'Andréa sintetiza. "Dr. Luis Rey continua sua missão de parasitologista escrevendo livros, dicionários, artigos, apresentando palestras e difundindo seus conhecimentos no mundo inteiro", completa.

arquivo pessoal

Em parceria com o Departamento de Biologia, o Laboratório de Biologia e Controle da Esquistossomose trabalha o tema da esquistossomose no município de Sumidouro, no Rio de Janeiro, desde 1990. "Nesta localidade, além dos problemas decorrentes da mobilidade dos trabalhadores rurais, verificou-se que os ratos-d'água Nectomys squamipes comportavam-se como reservatórios silvestres do Schistosoma mansoni e poderiam ser capazes de manter o ciclo parasitário independentemente do ciclo homem-molusco-homem", D'Andréa observa. "A partir de então, foi criado um estudo multidisciplinar para avaliar a participação desse roedor na epidemiologia da helmintíase, envolvendo pesquisas de campo, trabalhos de educação, programas de controle da parasitose e estudos experimentais em laboratório."

Após a palestra será exibido o vídeo-documentário Dr. Luís Rey: O médico de dois exílios , produzido pelo Setor de Produção e Tratamento de Imagens do IOC. Com o roteiro baseado em sua autobiografia, o vídeo percorre a trajetória de vida do parasitologista, que completou 88 anos no último dia 25 de março. Entre as passagens exploradas estão a carreira acadêmica como professor da Universidade de São Paulo, a viagem de cinco meses a diversas regiões do país e o eficiente trabalho de saúde pública realizado na Tunísia, país do norte da África, como epidemiologista contratado pela Organização Mundial de Saúde.

Por Renata fontoura
27/03/06

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos