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Dez anos formando divulgadores do conhecimento científico

Mesas-redondas e convidados especiais marcaram o evento comemorativo de dez anos do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do IOC, realizado nos dias 25 e 26 de novembro

Há dez anos, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) iniciava as primeiras turmas de mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde (PGEBS). Para comemorar as conquistas obtidas, uma série de atividades especiais foram realizadas nos dias 25 e 26 de novembro, no Auditório do Museu da Vida. O evento contou palestras e mesas-redondas, além da “Exposição 10 anos da EBS”, que lembrou a trajetória do Programa. Ao longo de uma de década, a Pós-graduação já titulou mais de 164 profissionais, entre mestres e doutores, e atingiu o conceito 5 na mais recente avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Na abertura do evento, o vice-diretor de Desenvolvimento Institucional e Gestão do IOC, Valber Frutuoso destacou a importância que o programa adquiriu ao longo dos anos. “Tive a oportunidade de participar do início do Programa e fico satisfeito por ter contribuído, de alguma forma, para o seu crescimento e atual consolidação”, afirmou Valber. “A EBS cumpre com louvor o papel de atender às necessidades educativas da nossa sociedade integrando tradição da pesquisa com o ensino do nosso país”, reiterou Nísia Trindade, vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz.

Gutemberg Brito

A cerimônia de abertura do evento contou com a presença de Maria Cristina Guilam, coordenadora geral de Pós-graduação da Fiocruz, Valber Frutuoso, vice-diretor de Desenvolvimento Institucional e Gestão, Nísia Trindade Lima, vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz e Ricardo Waizbort, coordenador do Programa

Coordenador da EBS desde agosto de 2012, o pesquisador Ricardo Waizbort discorreu sobre a responsabilidade de liderar o curso. “Mesmo com os desafios, me sinto orgulhoso e feliz com esse compromisso. Atualmente, nosso Programa possui um relevante conceito junto à Capes, que é o resultado do esforço de nossos alunos, professores e da coordenação”, disse. “Este reconhecimento é um indicador do patamar de excelência que a EBS conquistou, oferecendo educação de alta qualidade aos participantes”, completou Maria Cristina Guilam, coordenadora geral de Pós-graduação da Fiocruz.

Ensino e Biociências: histórico e contribuições

Com o tema ‘PG-EBS: Histórico e contribuições para o país, o estado e a Fiocruz’ os pesquisadores Tania Araújo-Jorge, do Laboratório de Inovação em Terapias e coordenadora da Área de Ensino da Capes, Ensino e Bioprodutos, Julio Vianna, Evelyse Lemos e Eliane Vargas, todos do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde, e Mauricio Roberto Luz, coordenador adjunto do Programa deram início aos debates que movimentaram o primeiro dia do evento. “A EBS foi criada num contexto de fortalecimento da área e atualmente conta com uma grande diversidade temática. Esperamos que esse evento nos ajude a refletir sobre nossas conquistas e discutir sobre o nosso futuro, pensando em novos avanços”, destacou Tania Araujo-Jorge.

Já na quarta-feira (26/11), mestres e doutores formados pelo Programa puderam compartilhar trajetórias e experiências adquiridas com o curso durante a mesa-redonda ‘Percepções de egressos da EBS e de docentes que nuclearam novas PGs’, que contou com a participação de Helder Carvalho, do Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação (IBMR); Sandra Azevedo, da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec); Michele Waltz, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES); Neilton Araujo de Oliveira, da Universidade Federal do Tocantins UFT; e Leandra Marques Melim, do Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos (MSB). “O Programa nos oferece uma diversidade de informações e conhecimentos, nos colocando frente à metodologia de diferentes naturezas, e isso nos dá uma bagagem para a vida toda”, afirmou Leandra Marques.

A programação contou ainda com as mesas-redondas 'Pesquisa em Ensino em Biociência e Saúde: outros Programas de Pós-graduação de ensino de Ciência e Saúde’ e ‘Desafios do Ensino em Biociência e Saúde na Academia e na sociedade’.


Paula Netto
27/11/2014
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