Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Hoje: Tuberculose é tema de Sessão Extraordinária do Centro de Estudos

Encontro recebe Johnjoe McFadden, professor de Genética Molecular da Universidade de Surrey, no Reino Unido

Em sessão extraordinária, o Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) do dia 30 de março contará com a presença do professor de Genética Molecular da Universidade de Surrey, no Reino Unido, Johnjoe McFadden, para apresentar o tema “What does the TB bacillus eat when it’s inside the macrophage: insights from systems biology”. O encontro acontece às 14h, no campus da Fiocruz/Manguinhos, no Auditório Emmanuel Dias – Pav. Arthur Neiva (Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos - Rio de Janeiro).

Histórico de março

O início do Ano Acadêmico do IOC foi marcado pela aula inaugural ‘Malária no Brasil: o que se passa fora da Amazônia?’ ministrada pelo pesquisador, chefe do Laboratório de Pesquisa em Malária e ex-diretor do IOC, Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro. A atividade fez parte do início da programação do Centro de Estudos 2015.

No dia 13, o infectologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e especialista em história das epidemias humanas Stefan Cunha Ujvari ministrou a palestra ‘O papel das mulheres nas descobertas da medicina’, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

Para falar sobre ‘Sensoriamento remoto em recursos hídricos e em meio ambiente’, a edição do dia 20 de março contou com a presença do chefe do Laboratório de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da COPPE/UFRJ e coordenador do Programa de Engenharia Civil da Universidade, Otto Corrêa Rotunno.

Em sessão extraordinária, no dia 24 de março, o Centro de Estudos recebeu o professor do Departamento de Ciências de Saúde Ambiental da Universidade de Kent, dos Estados Unidos, Mark James, para falar sobre o atual panorama do desenvolvimento de vacina contra a malária.

Dia 27/03, o CE recebeu Dora Chor, principal especialista do ELSA-Brasil (RJ) em investigação multicêntrica a respeito das doenças cardiovasculares e do diabetes mellitus e Maria de Jesus Mendes da Fonseca, vice-coordenadora do ELSA-Brasil na Fiocruz. As pesquisadoras ministraram a palestra “Primeira coorte brasileira para o estudo das doenças cardiovasculares e do diabetes, ELSA-Brasil: o ‘making of’ e resultados da linha de base”.


25/02/2015 - Atualizado em 27/03/2015

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos