Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Saúde para todos

Pesquisadores do IOC participam de livro que discute o acesso igualitário à saúde de qualidade em diferentes regiões do mundo. O exemplar está disponível para download gratuito

A cobertura universal de saúde é uma aspiração que fundamenta “o cumprimento do direito ao mais alto nível de saúde possível”, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Alcançar acesso igualitário, para todos, aos cuidados de saúde de qualidade, sem risco financeiro para quem necessita desses serviços é um objetivo que vem norteando as políticas nacionais e internacionais de saúde. Este e outros assuntos são tema do livro ‘Saúde para todos: o caminho para a cobertura universal de saúde’, que conta com a organização de Hooman Momen, pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e editor da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. A publicação é fruto da série de seminários ‘Global Health Histories’, realizada pela OMS, em 2014, em Genebra, na Suíça. O exemplar está disponível para download gratuito (clique aqui).

Dividida em 16 capítulos, a obra é voltada para pesquisadores, gestores da saúde e para o público em geral e conta com a autoria de 19 especialistas reconhecidos internacionalmente. “Reunimos artigos sobre a cobertura universal de saúde, de aspectos históricos ao desenvolvimento de estratégias, reforçando a discussão acerca do alcance das metas de saúde propostas pela OMS”, enfatizou Momen. Publicada pela editora indiana Orient Blackswan, em português e inglês, o livro foi lançado durante a 68º Assembleia Mundial da Saúde, realizada em Genebra, em maio deste ano.

Pesquisadora do Laboratório de Transmissores de Hematozoários do IOC, Maria Goreti Rosa-Freitas, participa como coautora do capítulo ‘O desafio da Cobertura Universal de Saúde no Brasil’, escrito em parceria com Momen, que já atuou como coordenador de publicações da Organização Mundial da Saúde. ‘A OMS e os cuidados de saúde primários durante os anos 80’ é tema do capítulo escrito pelo professor Marcos Cueto Caballero, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

As origens dos cuidados de saúde primários, as iniciativas da OMS na área e o panorama do tema em países como África do Sul, Nepal e Brasil são alguns dos assuntos abordados. A publicação discute, ainda, a ‘Estratégia Saúde da Família’, componente da política de atenção básica voltada para a universalização do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.

Lucas Rocha
23/06/2015
Autorizada a reprodução sem fins lucrativos desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos