Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Pesquisador do IOC recebe títulos no Amazonas

Honrarias foram entregues pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas e Academia Amazonense de Medicina a um dos maiores especialistas em Medicina Tropical do país

As mais de duas décadas de estudos voltados para a doença de Chagas na região Amazônica renderam ao chefe do Laboratório de Doenças Parasitárias do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), José Rodrigues Coura, dois títulos na última semana: um pela a Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em reconhecimento aos serviços desenvolvidos em favor do Estado, e outra pela Academia Amazonense de Medicina, em reconhecimento de sua contribuição significativa para a Academia.

Foto: Marcelo Araújo

Aos 88 anos, José Rodrigues Coura continua realizando suas pesquisas de campo no interior do Amazonas


O 'Título de Cidadão do Amazonas' foi concedido na última quinta-feira (17/03) pela Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, no Plenário Ruy Araújo, na Aleam, em Manaus. A honraria é concedida a pessoas que não são naturais do Amazonas, mas que prestam ou prestaram relevantes serviços ao Estado. Ao lado de Coura, também recebeu a homenagem o ex-diretor médico da Marinha, Murilo Cortês Drumond, que atuou na implantação de navios patrulha no cuidado da assistência médica aos ribeirinhos do Amazonas.

O pesquisador do IOC também foi homenageado na Academia Amazonense de Medicina, na sexta-feira (18/03), onde recebeu o título de membro honorário. Em mais de cinco décadas de dedicação à pesquisa e ao trabalho de campo, Coura é um dos principais especialistas brasileiros em Medicina Tropical, já tendo formado mais de 200 mestres e doutores, publicado mais de 250 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, além de diversos livros.

José Rodrigues Coura é membro da Academia Nacional de Medicina (ANM), já foi condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, mais alta insígnia concedida pela Presidência da República e, em 2014, recebeu o Prêmio Fundação Conrado Wessel, que reconhece profissionais por sua excelência científica aliada à eficácia social, e a Comenda Sérgio Arouca de Medicina e Saúde Pública, concedida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Reportagem: Max Gomes
Atualizado em 21/03/2016
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos