Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Ação para combater o mosquito Aedes aegypti

IOC participa da Ação Global 2016 conscientizando a população sobre os principais aspectos no combate ao mosquito da dengue, zika e chikungunya

A maneira mais eficaz de combater o mosquito Aedes aegypti é por meio do controle mecânico, que consiste na eliminação de possíveis locais onde a fêmea do mosquito costuma depositar seus ovos. Para falar um pouco mais sobre o assunto e explicar na prática a importância de verificar semanalmente a existência desses criadouros no interior e ao redor das casas, pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) participaram da primeira Ação Global de 2016, promovida pelo SESI em parceria com a Rede Globo. A iniciativa aconteceu no último sábado (19/03), em Maricá, no Estado do Rio de Janeiro.

Foto: IOC/Fiocruz

Casa inflável com 80m² foi utilizada para orientar visitantes sobre possíveis criadouros


Durante o evento, os visitantes puderam percorrer uma casa inflável de 80m² e observar os possíveis criadouros do Aedes aegypti em cada cômodo. Além disso, o público teve a oportunidade de aprender um pouco mais sobre as fases do desenvolvimento do mosquito. “Apenas conseguiremos derrotar o Aedes se nos conscientizarmos e ajudarmos os nossos vizinhos a se conscientizarem também. Desta forma, conseguiremos multiplicar essa informação, propagando conhecimento sobre as formas de eliminação de criadouro”, comentou Rafaela Bruno, chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Insetos do IOC, que participou da atividade acompanhada de sua equipe.

Reportagem: Max Gomes
21/03/2016
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos