Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Workshop internacional sobre Motilidade Leucocitária

Ao longo desta semana, a 2ª edição do LymphoRioMove se dedica às atividades práticas em laboratórios e Plataformas tecnológicas

::Confira a programação final

A migração é um evento importante no desenvolvimento e na função dos leucócitos – células do sistema imunológico – dentro do processo de resposta contra patógenos e tumores. Seu desequilíbrio está associado a diversos distúrbios inflamatórios, incluindo os associados a infecções, doenças autoimunes e cânceres. Compreender a movimentação destas células é fundamental para o desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas do conhecimento, como Imunologia, Oncologia, Hematologia e Infectologia. Visando estabelecer uma discussão mais aprofundada sobre tal motilidade, destacando os conceitos e abordagens mais modernos, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realiza ao longo desta semana (26 a 30/09) a segunda etapa do Workshop Internacional sobre Motilidade Leucocitária - LymphoRioMove, inciativa promovida pelo Laboratório de Pesquisas sobre o Timo e pelo Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular, ambos do IOC.

Como na edição passada [ Saiba mais sobre o evento ], a iniciativa foi dividida em dois momentos. O primeiro ficou encarregado de apresentar, nos dois primeiros dias (22 e 23), todo o conteúdo teórico. Temas relacionados à motilidade de células do sistema imune em diversos contextos fisiológicos e patológicos, assim como um debate sobre infecções neurotrópicas, foram abordados na etapa. Especialistas de renomadas instituições, como Instituto Pasteur (França), Instituto Karolinska (Suécia), Universidade Yale (EUA), Universidade de Rochester (EUA) e Instituto Cochin (França), compuseram parte do corpo de conferencistas.

A segunda etapa do evento é dedicada às atividades práticas em Laboratórios e Plataformas Tecnológicas do Instituto e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Segundo o pesquisador Vinícius Cotta-de-Almeida, chefe do Laboratório de Pesquisas sobre o Timo e membro do comitê organizador, o objetivo é explorar tecnologias que permitam a análise qualitativa e quantitativa da motilidade de células na resposta imune. “O tópico é direcionado a alunos dos programas de pós-graduação e está dividido em cinco sessões, com objetivos específicos que incluem análise de motilidade leucocitária in vitro e in vivo, empregando técnicas de microscopia multi-fóton e de super-resolução”, explicou.

Para participar da parte prática é preciso ter realizado inscrições previamente. As aulas acontecerão no Laboratório de Pesquisas sobre o Timo, na Plataforma de Microscopia Confocal da Fiocruz, e na UFRJ, das 9h às 18h.

11/07/2016 - atualizado em 26/09/2016
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte
(Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos