Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Rede internacional ZIKAlliance inicia atividades

Fiocruz integra consórcio de 52 instituições de 18 países. Encontro em São Paulo traçou objetivos da parceria e linhas de trabalho para os próximos três anos

Reunindo 52 instituições de 18 países, o consórcio multinacional e multidisciplinar de pesquisa ZIKAlliance deu início às suas atividades com uma reunião nos dias 04 e 05 de dezembro. No encontro realizado em São Paulo, os pesquisadores traçaram planos para os próximos três anos, estabelecendo os principais objetivos e as linhas de pesquisa a serem contemplados. Coordenada pelo Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França (Inserm, na sigla em francês), a rede foi criada a partir da chamada do fundo de investimento em pesquisas Horizon 2020, da Direção Geral de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia. Integrante do consórcio, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foi representada na reunião de lançamento pelo diretor do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Wilson Savino, que integra o Gabinete Fiocruz de Enfrentamento à Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN/Fiocruz).

Foto: Divulgação

Pesquisadores discutiram planejamento para os próximos três anos

Nos próximos três anos, a prioridade da rede será conectar amplas pesquisas epidemiológicas multicêntricas com estudos de ciência básica, considerando três objetivos principais: compreender o impacto da infecção pelo vírus Zika durante a gravidez e identificar efeitos a curto e médio prazo sobre recém-nascidos; rastrear e documentar a história natural da infecção em seres humanos e seu ambiente no contexto de outros arbovírus circulantes; e construir capacidade global de pesquisa em preparação para futuras ameaças epidêmicas na América Latina e no Caribe. Com relação ao último objetivo, o grupo deve colaborar com duas outras redes internacionais de pesquisa financiadas pela Comissão Europeia para enfrentamento do vírus Zika: a ZIKAction e a ZikaPLAN.

Ao todo, nove linhas de trabalho foram estabelecidas. As investigações devem contemplar aspectos variados, incluindo desde estudos em ciência básica e modelos animais até pesquisas clínicas, com foco no diagnóstico e impacto social da doença na comunidade. Áreas-chave para colaborações com as redes ZikACTION e ZikaPLAN também foram identificadas durante o encontro. Entre os temas principais foram apontados harmonização de protocolos de estudo, compartilhamento de dados, formação de uma rede de preparação comum, governança e comunicação.

O trabalho da rede ZIKAlliance é apoiado pelo programa de pesquisa e inovação Horizonte 2020 da União Europeia sob o acordo de financiamento n.º 734548.

Reportagem: Maíra Menezes
Edição: Raquel Aguiar
16/12/2016
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos