Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Eleições IOC 2017: resultado das urnas

Chapa Integração alcançou 52,82% dos votos válidos. Apuração foi concluída na noite de quarta-feira (10/05). O Conselho Deliberativo do Instituto homologou o resultado na reunião do dia 15 de maio

Após dois dias de votação, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) conheceu, na noite dessa quarta-feira (10/05), o resultado das urnas no processo eleitoral para escolha da Diretoria na gestão 2017-2021. Entre servidores, bolsistas e estudantes, 903 eleitores compareceram às urnas. A chapa ‘Integração’, tendo José Paulo Gagliardi Leite como candidato a diretor, foi a mais votada, com 52,82% dos votos válidos (450 votos, segundo o resultado ponderado), contra 46,95% recebidos pela chapa ‘Um Só IOC’, do candidato Milton Ozório Moraes. Foram contabilizados 0,23% (02) votos em branco e 1,88% (17) de votos nulos. A abertura das urnas teve início às 17h15 e a apuração dos votos terminou por volta das 18h30. O resultado foi homologado pelo Conselho Deliberativo do Instituto durante a reunião do dia 15 de maio.

A chapa 'Integração' é composta por José Paulo Gagliardi Leite (Diretor) e pelos vice-diretores Wania Regina de Tolentino Santiago (Desenvolvimento Institucional e Gestão), Elizabeth Ferreira Rangel (Serviços de Referência e Coleções), Marcelo Alves Pinto (Ensino, Informação e Comunicação) e Jonas Enrique Perales Aguilar (Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação). Já a chapa ‘Um Só IOC’ é formada por Milton Ozório Moraes (Diretor) e pelos vice-diretores Charles da Silva Bezerra (Desenvolvimento Institucional e Gestão), Fernando Couto Motta (Serviços de Referência e Coleções), Alda Maria da Cruz (Ensino, Informação e Comunicação) e Vinícius Cotta de Almeida (Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação).

Gutemberg Brito/IOC

As chapas que concorreram no processo eleitoral confraternizam ao final do anúncio do resultado das urnas


De um colégio eleitoral total de 1.190 votantes, compareceram às urnas 903 eleitores, sendo 690 servidores e bolsistas e 213 estudantes dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu. Assim, o comparecimento representou 75,88% do colégio eleitoral. Segundo o Regulamento Eleitoral, seria aplicada a ponderação dos votos dos alunos, caso os mesmos ultrapassassem 20% do total de votos válidos. Como o percentual dos votos desta categoria foi de 23%, foi necessário adotar a ponderação na apuração total, de acordo com o que está previsto no edital das eleições.

A seguir, a tabela geral com o resultado da votação:


A comunidade do Instituto elege sua diretoria a cada quatro anos, por meio de voto direto, incluindo profissionais servidores, bolsistas e estudantes. De acordo com o cronograma eleitoral, o resultado das urnas segue para homologação no Conselho Deliberativo, instância máxima de decisão no âmbito do Instituto, na reunião prevista para 15 de maio. Em seguida, o resultado segue para homologação do CD-Fiocruz. A cerimônia de transmissão de cargo acontece no dia 25 de maio, data que marca o aniversário de 117 anos do IOC e da Fiocruz.


Clique aqui para conferir o edital de convocação das eleições.

Em 10/05/2017 - Atualizada em 11/05/2017

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos