Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

IOC fatura prêmios em Iniciação Científica e Pós-Graduação

Com o objetivo de promover a integração entre alunos, docentes e pesquisadores, entre 2 e 4 de outubro a Fiocruz realizou a X Jornada Científica de Pós-Graduação e XV Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC). O Instituto Oswaldo Cruz (IOC) foi a unidade que recebeu maior número de premiações, com 7 reconhecimentos. Em Iniciação Científica, foram um prêmio e duas menções honrosas.

 Gutemberg Brito

 Jornada Científica

 As bolsistas Camila Costa, Giulia Diniz e Nathali Brandão exibem os certificados pelos prêmios conquistados

Foram reconhecidos na categoria Iniciação Científica a bolsista Ana Paula Nascimento Gomes, com o trabalho Níveis séricos e atividade das metaloproteinases de matriz em estados reacionais da hanseníase, orientada por Euzenir Nunes Sarno (Laboratório de Hanseníase); Suzana Vanessa Soares Cardozo, orientada por Marco Aurélio Martins (Laboratório de Inflamação), com o trabalho Estudo da ação espasmolítica do LASSBio 965, um análogo sintético do Rolipram®; e Thiago José Figueira Ramos, com o trabalho Estudo do efeito do corticóide flunisolida sobre a ativação de fibroblastos pulmonares em sistema de cultura in vitro, orientado pelas pesquisadoras Patrícia Machado Rodrigues e Silva e Sandra Aurora Chavez Perez Rodrigues (Laboratório de Inflamação). A estudante Barbara Vieira do Lago recebeu menção honrosa pelo trabalho Prevalência de infecção oculta pelo vírus da hepatite B (HBV) em centros de hemodiálise no Rio de Janeiro e identificação de possíveis isolados mutantes, orientado por Selma de Andrade Gomes (Laboratório de Virologia Molecular).

No Programa de Vocação Científica (Provoc) da Fiocruz, o projeto Análise Molecular de Cepas de Bacillus cereus e Bacillus thuringiensis Isolados a Partir de Diferentes Marcas de Café, desenvolvido pela estudante Nathali Nathália Dias Brandão, orientada pela pesquisadora Clara de Fátima Gomes Cavados (Laboratório de Fisiologia Bacteriana), foi premiado. Receberam menções honrosas a estudante Camila Senceite Costa, orientada por Raquel da Silva Pacheco (Laboratório de Sistemática e Bioquímica), com o trabalho As técnicas de RAPD e PCR na análise genética de populações de triatomíneos vetores da doença de Chagas e no diagnóstico das Leishmanioses; e Giulia Diniz da Silva Ferretti, com o projeto Purificação do plasminogênio utilizando cromatografia de afinidade acoplada com miotoxina I do veneno de Bothrops asper, orientada por Patrícia Barbosa Jurgilas (Laboratório de Toxinologia).

Participação expressiva de jovens pesquisadores

A cerimônia de abertura, realizada no dia 2 de outubro no auditório do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz (COC), contou com a presença da Vice-Presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Maria do Carmo Leal; do Vice-Presidente de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho, Paulo Gadelha; e Ary Carvalho de Miranda, Vice-Presidente de Serviços de Referência e Ambiente e Presidente em exercício da Fiocruz. Foram apresentados 340 trabalhos na Reunião de Iniciação Científica nesta edição. Na Jornada de Pós-Graduação, das 393 apresentações de pôsteres e 22 apresentações orais, 146 foram do IOC.

A abertura contou com uma conferência do Reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Naomar Monteiro Almeida Filho, que explicou as perspectivas da Universidade Nova, projeto de reestruturação das universidades públicas brasileiras, proposto por algumas instituições de ensino, entre as quais a própria UFBA. O pesquisador destacou problemas decorrentes do modelo de excessiva especialização e detalhou o projeto, que visa integrar as diferentes áreas de conhecimento e reorganizar o processo acadêmico, com maior interatividade entre a graduação, os cursos profissionais e a pós-graduação.

"Atualmente o modelo universitário privilegia uma formação conteudista, que supõe haver um repertório de informações e técnicas que o aluno supostamente precisa adquirir essencialmente. Estamos ensinando o aluno a ter uma resposta para cada pergunta, sem focar nas possibilidades de aprendizado múltiplas", destacou Naomar.

Segundo Maria do Carmo, os eventos têm o objetivo de mostrar os resultados das dissertações e teses e dos estágios de iniciação científica, que são parte dos projetos de investigação que se desenvolvem na Fiocruz nas suas diferentes unidades técnico-científicas. "Eles oportunizam conhecer uma parte da ciência que se produz na nossa instituição e certamente colaboram no seu desenvolvimento através dos debates e sugestões oriundos das apresentações dos alunos, sob a coordenação dos docentes", aponta.

Maria do Carmo ressaltou que o IOC tem uma importante contribuição na realização da Jornada de Pós-Graduação e da Reunião Anual de Iniciação Científica pelo expressivo número de alunos nas duas modalidades de formação. "O IOC é, entre nossas unidades, aquela que tem o maior número de estudantes de Iniciação Científica. Também ressalto a importância da sua participação pelo encontro que se dá entre os docentes, descortinando às vezes interesses comuns de trabalho, que terminam por gerar parcerias muito produtivas tanto dentro do IOC quanto entre o IOC e as outras unidades da Fiocruz", Maria do Carmo explica. "O mais interessante de tudo isto é que, nesta ocasião, se reúnem alunos de várias idades e níveis de maturidade científica, docentes e convidados externos, promovendo um encontro estimulante e de aprendizado para todos", conclui Maria do Carmo.

O Vice-Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, José da Rocha Carvalheiro, esteve presente durante a Premiação da Reunião Anual de Iniciação Científica, realizada hoje, 4 de outubro. “Tenho grande satisfação em ver o conjunto expressivo de jovens que se dispõem a fazer iniciação científica”, Carvalheiro afirmou, lembrando de sua época como estudante da Faculdade de Medicina em São Paulo. Também participaram da mesa Márcia de Oliveira Teixeira, coordenadora de Recursos Humanos em Pesquisa da Vice-Presidência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Fiocruz; Virginia Hortale, coordenadora geral da Pós-Graduação da Fiocruz; e Maria José Serpa, coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Fiocruz.

 GALERIA DE IMAGENS

 

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos