Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Imagens da ciência ao alcance do público

Imagens científicas históricas produzidas no Instituto Oswaldo Cruz (IOC) ao logo dos seus 107 anos de trajetória integram a exposição Illustrare Scientia, em cartaz Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz (Icict) desde o dia 22 de outubro. As imagens revelam a integração entre arte e ciência, desde as primeiras ilustrações produzidas no Instituto por Manuel Castro e Silva no início do século XX.
 

 Divulgação

 

 Ilustrações do início do século XX, feitas por Manuel Castro, primeiro ilustrador do IOC


A exposição reúne um acervo de dezenas de imagens que resgatam a história da ilustração científica. Grande parte do material reunido é composto por ilustrações feitas no IOC, desde o início do século XX até os dias atuais. Várias composições são fruto da parceria de 30 anos entre o parasitologista e malacologista Wladimir Lobato Paraense e o arquiteto Eduardo Prado. “Sem a ilustração científica, seria impossível chegar a resultados novos ou aprender com a pesquisa de colegas de outras partes do mundo”, afirma Lobato. “A exposição é exatamente o reconhecimento desse relevante papel”.

 Gutemberg Brito

 

 A exposição reúne um acervo de mais de 100 anos de ilustrações científicas do IOC

A reunião, seleção, identificação e curadoria do material foi uma tarefa árdua, que contou com a colaboração do pesquisador Ricardo Lourenço, vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação e apoio de vários pesquisadores do IOC, que apresentou a palestra Ciência e Arte: ilustração e fotografia para a difusão científica durante o lançamento da exposição. Geralmente criadas visando a publicação e produzidas em tamanhos grandes, muitas das ilustrações científicas elaboradas nesses mais de cem anos de história da Fiocruz acabaram se perdendo ou esquecidas em arquivos pessoais. Uma busca em laboratórios do IOC, na reserva técnica da Casa Oswaldo Cruz e em outras fontes permitiu a criação de um acervo que representa bem a história dessa atividade fundamental para o avanço da ciência. “O mais importante é que a exposição mostra a sinergia, a colaboração entre as várias unidades da Fiocruz”, Lourenço acredita.  Outro ponto fundamental que ressalta é que, através da exposição, pode-se perceber mais claramente a dupla natureza da ilustração científica. “A ilustração científica é um tipo de representação figurativa cujas finalidades são registrar, traduzir e complementar, por meio da imagem, observações e experimentos científicos”, afirma. “Porém, se coloca em algum ponto na fronteira entre arte e ciência ressaltando, deste modo, o problemático relacionamento entre práticas artísticas e científicas.”

 Gutemberg Brito

 

Para o pesquisador Ricardo Lourenço, do IOC, a ilustração científica se encontra na fronteira entre a arte e a ciência


Na última segunda-feira, 22 de outubro, durante o lançamento da exposição Illustrare Scientia - parte das comemorações dos 21 anos de criação do Icict –, foram homenageados diversos pesquisadores, entre eles três importantes personalidades do IOC: os pesquisadores Luiz Rey e Lobato Paraense, e Eduardo Prado, especialista em desenho científico na área de Malacologia. Além da inauguração da exposição, foi apresentado o portal Fiocruz Multimagens, um banco de imagens online que servirá para facilitar o acesso e a utilização de imagens científicas. O lançamento simultâneo dos dois projetos visou estimular o debate sobre a ilustração tradicional, o desenho científico, no mundo atual, repleto de tecnologias digitais. Os pesquisadores do IOC José Jurberg, Monique Motta, Arnaldo Maldonado, Dely Noronha, Delir Corrêa, Kátia Rodrigues, Lygia Corrêa, Sylvio Celso, Regina Amendoeira, Rubens de Mello, Wilson Jacinto, Monica Barth, Maria Inês Sarchis, Marineti Amorim, Gilberto Gazeta e Julio Vianna também participaram do levantamento de imagens para a exposição.

 Gutemberg Brito

 

Luiz Rey (à esquerda), Lobato Paraense, Eduardo Prado: homenagem durante o lançamento da exposição

A exposição Illustrare Scientia acontece na Biblioteca de Ciências Biomédicas da Fiocruz (Av. Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro) e está aberta para visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O portal Fiocruz Multimagens pode ser acessado pelo endereço http://www2.fiocruz.br/bancosdedados/banco_imagens/index.php.

Marcelo Garcia


 

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos