Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Segredos de um ícone

Conheça curiosidades e fatos pitorescos sobre o Castelo de Manguinhos, que comemora um século em 2018

Simbolizar a grandeza da ciência. Esta era uma das premissas da criação do Castelo Mourisco, símbolo do Instituto e da Fundação Oswaldo Cruz, que completa, em 2018, o centenário de conclusão de sua construção. Idealizado pelo próprio Oswaldo Cruz e erguido a partir do projeto do arquiteto Luís de Moraes, o edifício imponente desperta a atenção de quem passa por duas das principais vias do Rio de Janeiro, a Avenida Brasil e a Linha Amarela, que se cruzam em Manguinhos, na Zona Norte da cidade.

Hoje sede da Presidência da Fiocruz e da Diretoria do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o Castelo já abrigou serviços de tipografia, uma pequena usina elétrica e até oficina para serviços de serralheria e carpintaria. Dos tijolos singulares ao projeto inicial que previa um andar a menos (e nenhuma torre), a edificação centenária guarda segredos e curiosidades. Clique na imagem e descubra 15 fatos curiosos sobre o Castelo:


















Como conhecer
As visitas ao Castelo Mourisco (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, RJ) são organizadas pelo Museu da Vida (COC/Fiocruz), que está aberto durante todo o ano, funcionando de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h. Todas as visitas e atividades são gratuitas. Saiba mais sobre o agendamento (clique aqui).

Reportagem: Lucas Rocha
Edição: Raquel Aguiar
25/05/2018
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos