Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

IOC realiza promoção da saúde em encontro nacional de escoteiros

Jogos e atividades lúdicas foram destaques das atividades que abordaram o comportamento dos insetos, hábitos de animais noturnos e a prevenção das leishmanioses

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) marcou presença na 7ª edição do Jamboree Nacional Escoteiro, que reuniu jovens e crianças de todo o Brasil, entre os dias 15 e 21 de julho, na cidade de Barretos, em São Paulo. As atividades lúdicas chamaram a atenção para importantes temas de saúde pública que podem impactar o desenvolvimento da prática escoteira.

Divulgação

Participação do IOC na iniciativa destacou temas importantes para o desenvolvimento da prática escoteira


Por meio de jogos, a equipe liderada pelo técnico em saúde pública do Laboratório de Doenças Parasitárias do IOC, Wagner Lança Passos, ressaltou a importância da prevenção às leishmanioses, doenças transmitidas pela picada de insetos flebotomíneos, conhecidos popularmente como mosquito-palha ou birigui. Os cuidados incluem medidas de proteção individual, como o uso de repelentes e evitar a exposição nos horários de atividades do vetor (crepúsculo e noite), e a limpeza de quintais e terrenos para evitar o estabelecimento de criadouros para larvas do mosquito. Para facilitar a identificação desses pequenos insetos que têm como característica a coloração amarelada ou de cor palha, foram apresentadas lâminas com espécimes fixados.

Outra ação que movimentou a iniciativa foi a caverna itinerante ‘A riqueza na escuridão’, em que os participantes puderam conhecer mais sobre os hábitos de animais noturnos, como morcegos, corujas, sapos e cobras. O evento também contou com a participação do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do IOC, que abordou curiosidades sobre o ciclo de vida de insetos e disponibilizou exemplares preservados para observação. O encontro abriu espaço para discussões sobre o consumo de insetos como fonte de alimentação, prática conhecida como entomofagia, e para uma exposição de selos postais que utilizam a imagem de insetos.

Reportagem: Lucas Rocha
30/07/2018
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos