Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Temas de impacto para a sociedade marcam Núcleo de Estudos Avançados em 2018

Em oito edições, iniciativa abriu espaço para o diálogo com a presença de especialistas de diversos setores

Empreendedorismo, longevidade, mudanças climáticas. Questões como estas, de importância para a sociedade, foram centro das discussões do Núcleo de Estudos Avançados (NEA) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em 2018. Ao longo de oito edições, a iniciativa promoveu o diálogo com a participação de biólogos, médicos, especialistas em segurança pública, membros de agências de fomento e sociedades científicas, entre outros profissionais.

Os impactos da inteligência artificial e da robótica sobre as relações interpessoais, o mercado de trabalho e o desempenho econômico dos países foram discutidos na primeira edição do ano. O encontro, realizado no dia 16 de março, contou com a presença do pesquisador Virgílio Almeida, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A edição seguinte, promovida dia 27 de abril, trouxe à tona o tema da violência urbana. As diversas nuances do problema foram destacadas pelos pesquisadores Bruno Paes Manso, da Universidade de São Paulo (USP), e Ignácio Cano, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O envelhecimento da população, a qualidade de vida na terceira idade e as perspectivas da longevidade foram alguns dos assuntos abordados na edição do dia 04 de maio, ministrada por Alexandre Kalache, ex-diretor do Programa de Envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Já no Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado em 22/05, o NEA discutiu os impactos e conflitos envolvendo a nova Lei da Biodiversidade (Lei nº 12.123), que afeta diretamente as atividades voltadas à Ciência, Tecnologia e Inovação, Saúde Pública e Educação. Participaram do debate os pesquisadores Roberto Leher, reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Marcelo Morales, diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Paulo Andreas Buckup, do Museu Nacional (UFRJ); Arion Tulio Aranda, do Laboratório de Simulídeos e Oncocercose do IOC; e Maria de Lourdes Aguiar Oliveira, do Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico em Virologia do IOC.

Em junho, no dia 15, o físico Paulo Artaxo, professor da Universidade de São Paulo (USP) e membro do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), conduziu o encontro acerca dos desafios no cuidado com o meio ambiente diante das ações humanas e das mudanças climáticas. Já no mês de agosto, o encontro realizado no dia 24 foi pautado pelos desafios e perspectivas da pós-graduação no Brasil. A iniciativa recebeu a assessora especial da Diretoria de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Cyntia Sandes Oliveira.

No dia 19 de outubro, o presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, e o diretor-presidente do Conselho Técnico Administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Carlos Américo Pacheco, apontaram desafios para a inovação e o empreendedorismo no Brasil. A última edição de 2018, realizada no dia 08 de novembro, contou com a participação do presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, e do diretor do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Sérgio Besserman Vianna. Os pesquisadores ressaltaram a importância de evidenciar o papel fundamental da ciência, da tecnologia, da inovação e do meio ambiente para o desenvolvimento do Brasil na busca por avanços nestas áreas no novo governo, que se iniciará em 1º de janeiro de 2019.

Sobre o NEA
O Núcleo de Estudos Avançados do Instituto Oswaldo Cruz promove debates acadêmicos sobre temas interdisciplinares no campo da ciência, da política e da filosofia, envolvendo a comunidade científica intra e extramuros. Confira a cobertura das edições anteriores.

Reportagem: Lucas Rocha
21/12/2018
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos