Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Encontro comemora 30 anos da citometria de fluxo no Brasil

Evento será realizado nos dias 28 e 29 de novembro, com participação de especialistas internacionais. Inscrições devem ser realizadas até 27 de novembro

A aquisição do primeiro citômetro de fluxo pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) em 1989 marcou o início da técnica no Brasil. Para celebrar os 30 anos da data, o IOC realiza, nos dias 28 e 29 de novembro, um encontro científico comemorativo. Além de palestras com especialistas internacionais e expoentes da técnica no país, o evento contará com mesas-redondas sobre aplicações da citometria de fluxo na clínica e na pesquisa biomédica, entre outros temas.

As inscrições para o ‘Encontro comemorativo 30 anos da citometria de fluxo no Brasil’ devem ser realizadas até 27 de novembro no Campus Virtual da Fiocruz. São oferecidas 120 vagas. A atividade será realizada no Auditório Maria Deane, Pavilhão Leônidas Deane, no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Manguinhos, Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4.365). Também haverá transmissão ao vivo pela internet.

O coordenador do encontro e coordenador da Plataforma de Citometria de Fluxo - Núcleo de Purificação Celular (Sorting) do IOC, Álvaro Bertho, apresentará a palestra de abertura do evento. Ainda no dia 28, haverá conferência com o pesquisador Alfonso Blanco, da Universidade de Dublin, na Irlanda. Já no dia 29, as pesquisadoras Diana Bonilla, do Programa de Líderes Emergentes do Laboratório de Recursos Compartilhados da Sociedade Internacional para o Avanço da Citometria (ISAC SRL Emerging Leader Program), dos Estados Unidos, e Mariela Bolatti, do Instituto Pasteur de Montevidéu, no Uruguai, serão as principais conferencistas. A atividade contará ainda com a participação de pesquisadores do IOC, Instituto René Rachou (Fiocruz-Minas), Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz-Bahia), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Hospital Albert Einstein, Universidade de São Paulo (USP) e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Sobre a citometria de fluxo
Originada na década de 1940, a citometria de fluxo desempenhou papel importante no avanço das fronteiras da biologia celular, imunologia, hematologia, biologia marinha, entre outros campos. Direcionada ao estudo de células, a metodologia é utilizada na identificação, avaliação e diferenciação de diversas características celulares. Permite ainda a separação rápida de suspensões heterogêneas de células, processo denominado sorting. Atualmente, o IOC conta com a Plataforma de Citometria de Fluxo – Análise Multiparamétrica e a Plataforma de Citometria de Fluxo – Núcleo de Purificação Celular (Sorting). A Fiocruz também mantém uma Plataforma de Citometria, com 11 subunidades, sendo uma coordenada por pesquisador do IOC.

Reportagem: Maíra Menezes
Edição: Vinicius Ferreira
21/10/2019
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos