Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa debate Aids e DST em congresso

Teve início na segunda-feira, 14 de abril, o II Congresso da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) sobre DST e Aids. Com coordenação científica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC), o evento reúne no Hotel Glória, além de pesquisadores brasileiros, especialistas e representantes de Portugal, Angola, Moçambique, Timor Leste, Cabo Verde e Guiné-Bissau. A situação epidemiológica das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e da Aids nos países participantes, as ações positivas de prevenção e as oportunidades de cooperação serão alguns dos temas discutidos durante o congresso, que acontece até o dia 17.

Entre os convidados para os seminários e conferências, estão a representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS), Mirta Roses Periago; a diretora do Programa de DST/Aids do Ministério da Saúde, Mariângela Simão; e o pesquisador norte-americano David Watkins, do Departamento de Patologia e Medicina Laboratorial da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), que participará da conferência sobre a patogênese em HIV/Aids.

Do IOC, partcipam os pesquisadores Mariza Morgado, chefe do Laboratório de AIDS e Imunologia Molecular, com a presidência científica do evento e como palestrante convidada; a pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Malária, Maria de Fátima Ferreira da Cruz, como coordenadora do Comitê Executivo; e o pesquisador Luiz Roberto Castello-Branco, um dos membros do Comitê Científico e convidado palestrante. Também participam como integrantes de mesas-redondas os pesquisadores Ana Carolina Paulo Vicente, do Laboratório de Genética Molecular de Microrganismos; Simone Monteiro, do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde; Selma Gomes, do Laboratório de Virologia Molecular; e José Carlos Couto-Fernandez, do Laboratório de AIDS e Imunologia Molecular.

Durante o encontro, que conta também com a apresentação de trabalhos científicos em forma pôsteres, será promovida uma reunião satélite para avaliar o impacto das resoluções tomadas na chamada carta de Luanda, elaborada na primeira edição do congresso, realizada em dezembro de 2005, na Angola.

O evento conta com o apoio e financiamento de diversas entidades.

Confira a programação completa em http://congressodst-aids.ioc.fiocruz.br.

Renata Fontoura
16/04/08

Permitida a reprodução do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos