Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Disponível nova edição das Memórias do Instituto Oswaldo Cruz

Disponível em http://memorias.ioc.fiocruz.br, a nova edição da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz traz artigos de instituições de pesquisa nacionais e estrangeiras sobre importantes temas para saúde pública mundial. Aids, doença de Chagas, influenza e rickettsioses integram a edição.

Artigo publicado por pesquisadores da Colômbia, Panamá e Uruguai informa a existência de três populações distintas do vetor Rhodnius pallescens, que transmite o agente etiológico causador da doença de Chagas. A distinção corresponde a alterações no cromossomo do vetor, influenciadas pela origem do inseto. De acordo com os pesquisadores, a descoberta é importante porque contribui para o entendimento da dinâmica populacional e da distribuição da espécie. Outro estudo colombiano aborda vetor distinto da doença de Chagas, o Rhodnius prolixus, e avalia a importância de uma proteína, presente no barbeiro e que ataca o parasito Trypanosoma rangeli, como determinadora da capacidade vetorial de populações do inseto.

Realizado em parceria com o Hospital das Clínicas do Paraná, um estudo do Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz analisa a incidência do vírus Influenza em Curitiba entre 2000 e 2003. Os resultados, obtidos a partir da avaliação de 1621 amostras, aponta maior prevalência dos tipos A (76,3%) e B (23,7%) do vírus na região estudada.

Na área das rickettsioses, estudo realizado em conjunto pela Universidade Federal de Viçosa, a Universidade Federal de Ouro Preto, a Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo e a Universidade do Texas aponta a prevalência de parasitos da espécie Rickettsia felis em carrapatos e pulgas coletados de animais domésticos e silvestres em foco no Espírito Santo, onde já havia sido identificada a ocorrência de febre maculosa por Rickettsia rickettsii. O estudo aponta para a necessidade de avaliação da importância epidemiológica da  Rickettsia felis  e do estabelecimento de distinções entre as doenças causadas pelos diferentes parasitos.

A revista traz um artigo de revisão sobre a produção de uma possível vacina anti-Aids a partir de linfócitos T CD8+, em desenvolvimento pelo pesquisador norte-americano David Watkins, da Universidade de Wisconsin-Madison.  Os trabalhos podem ser acessados gratuitamente na versão online da revista.

Bel Levy
15/04/08

Permitida a reprodução do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos