Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Saúde para quem ensina

Na véspera do Dia dos Professores, Plataforma CHA Para Educadores celebrou um ano de atividades e reforçou a importância de oferecer assistência à categoria

O dia dos professores, comemorado em 15 de outubro, é uma data significativa para lembrarmos da importância desses profissionais. São com eles que, desde pequenos, aprendemos não apenas os conteúdos ensinados em sala de aula, mas também descobrimos novas perspectivas, desenvolvemos habilidades e aprimoramos nossa capacidade de viver em comunidade.

Na véspera da data, na última quinta-feira (14), o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) celebrou um ano de atividades da Plataforma CHA Para Educadores, um projeto totalmente voltado a essa categoria. O encontro virtual foi transmitido pelo Canal do IOC no YouTube.

Na mesa de abertura, os coordenadores da iniciativa, a pesquisadora Clelia Christina Mello, do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental, e o chefe da Secretaria Acadêmica, Marcelo Camacho, comentaram os efeitos positivos estimulados pela implementação da Plataforma e ressaltaram seu objetivo de mitigar os impactos sociais e educacionais provocados pela pandemia da Covid-19.

Também estava presente na abertura do evento, Claudia Portes Santos Silva, chefe do Laboratório de Avaliação e Promoção da Saúde Ambiental do IOC, onde a iniciativa foi desenvolvida. “A Plataforma surgiu de uma maneira muito sutil e foi crescendo. Vemos essa participação tão grande dos educadores, e esse suporte importante [dos integrantes da iniciativa]”, destacou a pesquisadora.

A coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica do IOC, Aline Moraes, ressaltou a importância do lado social do projeto, que integra a Vitrine Tecnológica Covid-19. “A Vitrine busca apresentar as soluções do Instituto Oswaldo Cruz para resolver esse grave problema de saúde pública que estamos enfrentando. Essa é a missão da nossa instituição e que a Plataforma CHA vem realizando de uma maneira muito especial, ainda mais quando falamos de educadores”, afirmou.

O vice-diretor adjunto de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Ademir Martins, referenciou as falas dos participantes da mesa de abertura e reiterou o apoio da Diretoria ao projeto. “Um programa que foi crescendo e chegando à importância de sensibilizar, inclusive, colegas do Ministério da Saúde, mostrando a grandeza da ideia e da execução desse projeto”, observou.

Encerrando a parte inicial do evento, Marcelo Camacho reforçou o valor da colaboração de todos que participaram das atividades do projeto, que inclui rodas de conversas e oficinas. “No coletivo somos mais fortes, somos maiores. Isso que queremos transmitir para todos os educadores do Brasil. O coletivo é sempre maior”, afirmou.

“A Plataforma CHA Para Educadores é saúde para quem ensina. Essa é a nossa proposta, levar saúde e educação, e, também, dar incentivo, voz e vez aos educadores”, concluiu Clelia.

Assista à transmissão na íntegra a seguir:

Reportagem: Max Gomes
Edição: Vinicius Ferreira
18/10/2021
Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz)

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos