Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Curso capacita profissionais em diagnóstico da leptospirose

Promovido de17 a 20 de junho no Rio de Janeiro por parceria do Laboratório de Referência Nacional para Leptospirose do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) com a Coordenação Geral de Laboratórios do Sistema de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (CGLAB/SVS/MS), o III Curso de Atualização no Diagnóstico Laboratorial da Leptospirose: Reação de Polimerase em Cadeia (PCR) e Teste de Aglutinação Microscópica (MAT) capacitou profissionais da Rede de Laboratórios de Saúde Pública do Brasil nas técnicas mais modernas para o diagnóstico da doença. Uma delas, a PCR, foi desenvolvida pelo Laboratório de Leptospirose do IOC, referência nacional do Ministério da Saúde para pesquisa e controle da doença e recém-designado centro colaborador da Organização Mundial da Saúde (OMS) na área.

Participaram da capacitação doze representantes da Rede de Laboratórios de Saúde Pública do Brasil, dos Estados de Minas Gerais, Brasília, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Ceará, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro; um técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde; e as gerentes do Programa de Leptospirose da CGLAB e de Vigilância Epidemiológica da Leptospirose, instância do Ministério da Saúde que atua no monitoramento da doença e aponta a necessidade de medidas de prevenção e controle. Entre os critérios de seleção dos participantes foram avaliadas a abrangência da área de atuação e a capacidade de colaboração do laboratório com a vigilância epidemiológica da doença no país.

 Gutemberg Brito

 

 leptospirose

 Iniciativa qualifica profissionais de laboratórios da rede de vigilância em leptospirose do MS em técnicas modernas para o diagnóstico da doença

O principal objetivo do curso foi a introdução, na rede pública oficial, de duas novas tecnologias para o diagnóstico da leptospirose. Uma delas, o Teste de Aglutinação Microscópica (MAT, na sigla em inglês), é considerado o padrão internacional para o diagnóstico da doença. A outra, Reação de Polimerase em Cadeia (PCR, também em inglês), foi desenvolvida no Laboratório de Leptospirose do IOC e representa a única alternativa para o diagnóstico laboratorial precoce da infecção. Para a coordenadora do curso, a bacteriologista Martha Pereira, chefe do Laboratório de Referência Nacional para Leptospirose do IOC, a iniciativa representa a aplicação do conhecimento gerado nos laboratórios de pesquisa em benefício de toda a população. “A realização de cursos de capacitação é uma das responsabilidades assumidas pelo laboratório de referência nacional com o Ministério da Saúde. Esta oportunidade contribui para que laboratórios macro-regionais possam executar testes de alta complexidade, tornando os diagnósticos mais rápidos e confiáveis. Esse é, sem dúvida, um importante avanço para o sistema de saúde pública do país e um passo adiante na interface entre as atividades de pesquisa desenvolvidas no IOC e a aplicação direta dos resultados”, avalia.

Com duração de quatro dias, o curso foi dividido em duas etapas. Palestras, aulas teóricas e discussões técnicas foram realizadas no Hotel Tulip Golden Regente, no Rio de Janeiro, e as aulas práticas foram ministradas no IOC.

Aulas teóricas e práticas foram ministradas pela equipe do Laboratório de Referência Nacional para Leptospirose do IOC e as palestras foram apresentadas pela coordenadora do Programa de Leptospirose do Sistema de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Maria de Lourdes Simões Barbosa; a pesquisadora Ana Lúcia Nascimento, coordenadora do projeto Genoma de Leptospira do Instituto Butantan; e a chefe do Laboratório de Referência Nacional para Leptospirose, Martha Pereira.

20/06/08

Marcelo Garcia

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos