Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Ciência, Arte e Cidadania 2008 terminou na sexta-feira

Confira galeria de fotos dos três dias de evento.

Nos dois últimos dias do simpósio Ciência, Arte e Cidadania 2008, 18 e 19 de setembro, os participantes acompanharam debates sobre temas relacionados à area, performance de artistas e edição especial do Centro de Estudos. Exposição de quadrinhos, trabalhos em pôsteres, exibição de vídeos científicos e happy hour musical, foram atividades realizadas durante todos os dias do evento, promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC), em parceria com o Museu da Vida.

Imagem e tecnologia social foram temas das duas mesas-redondas que fizeram parte da programação do dia18 de setembro. Os participantes conferiram ainda a performance do palhaço Cuti-cuti, interpretado pelo ator Márcio Libar, do Projeto Mundo ao Contrário, que dividiu o palco com o palhaço Matraca, interpretado por Marcos Campos.

Gutemberg Brito

O palhaço Cuti-cuti é criação do ator Márcio Libar, que apresentou A Nobre Arte do Palhaço

Os diversos aspectos da relação entre a imagem, a arte e a ciência foram abordados na mesa-redonda da manhã, que contou com a coordenação do Vice-diretor de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, Ricardo Lourenço, e com a participação da artista plástica Cristina Pape, da ilustradora Beatriz Tanaka e da pesquisadora da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) Magali Romero Sá.

Durante a tarde, a influência da tecnologia social nos processos de divulgação de ciência&tecnologia, promoção de saúde e projetos auto-sustentáveis foi discutida na última mesa-redonda do dia, encerrada com a performance dos palhaços Cuti-cuti e Matraca. Participaram a Gerente Executiva do Instituto de Tecnologia Social, Irmã Passoni, o Secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, José Ivo Pedrosa, pelo estudante de doutorado do IOC Marcos Campos e o ator Marcio Libar, do Projeto Mundo ao Contrário.

No dia 19, último dia de simpósio, foi realizado um Centro de Estudos especial, parte do ciclo de palestras do Centenário da doença de Chagas, com a diretora do IOC, Tania Araújo-Jorge, sobre Carlos Chagas: um trabalho com Ciência e Arte.

Gutemberg Brito

Mesa-redonda que debateu Espaço e Saúde, Ciência e Arte fez parte da programação do último dia de evento

Na programação da tarde, o tema  Espaço e Saúde, Ciência e Arte foi debatido em uma mesa-redonda que contou com a participação de João Gabriel Marque Fonseca, da Escola de Medicina e Música da Universidade Federal de Minas Gerais; e Luis Cralos Toledo, da Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Gutemberg Brito

Luís Velho, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, palestrou sobre o tema Desenhando a Dança: computação gráfica, ciência e arte  

 

Uma palestra de Luís Velho, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, que abordou o tema Desenhando a dança: computação gráfica, ciência e arte, encerrou o evento, à tarde.

 Renata Fontoura
18/09/08

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).


Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos