Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Ação inclusiva na ciência: iniciativa capacita profissionais surdos em biossegurança

Foi iniciada nesta segunda-feira, 09/02, a primeira turma do Curso Básico de Biossegurança voltada exclusivamente para profissionais surdos que trabalham no Instituto Oswaldo Cruz (IOC). Com conteúdo elaborado especialmente para os 14 participantes que trabalham na bancada e no apoio laboratorial do IOC, a capacitação conta com atividades como jogos, análise de fotografias e visita à cozinha de um restaurante para transmitir conceitos básicos de biossegurança. A iniciativa é organizada pela Comissão Interna de Biossegurança do Instituto (CIBio/IOC), que promoverá mais uma turma no mês de dezembro, contemplando o total de 28 surdos que trabalham no IOC.

Gutemberg Brito/IOC

O conteúdo do treinamento foi elaborado especialmente para os participantes, que trabalham na bancada e no apoio laboratorial do IOC

Conceito de biossegurança; percepção e classificação de risco: biológico, físico, químico, ergonômico e acidentes; barreiras primárias e secundárias: sinalização, equipamentos de proteção, infra-estrutura laboratorial e condutas laboratoriais serão os temas abordados pelos monitores, que contarão com a colaboração de dois interpretes de libras da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS). Com um total de 24 horas/aula, as atividades do curso serão encerradas no dia 16.

Renata Fontoura
11/02/09

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos