Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Coleção Entomológica do IOC ganha novas e modernas instalações

Uma das maiores coleções de insetos da América Latina, a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) inaugurou novas instalações nesta quarta-feira, dia 27. São cinco milhões de exemplares coletados desde o início do século 20 por grandes pesquisadores, como Adolpho Lutz e Lauro Travassos, em suas expedições pelo Brasil. O seu acervo representa a diversidade dos insetos na fauna do país e a importância desses espécimes para a história da ciência.

 
Danielle Cerri/ Lab. de Biodiversidade Entomologica do IOC

 As estantes deslizantes otimizam espaço para acondicionamento do acervo da Coleção Entomológica do IOC

“A Coleção Entomológica foi construída em um século e é reflexo e testemunho da vida e obra de eminentes pesquisadores. É também um testemunho da pesquisa no país”, declarou Jane Costa, curadora da Coleção Entomológica do IOC e chefe do Laboratório de Biodiversidade Entomológica do Instituto.

O projeto é fruto da parceria entre o IOC e Casa de Oswaldo Cruz (COC) e inclui a instalação de estantes deslizantes, que facilitam o acesso e otimizam o espaço do acervo, garantindo sua expansão nos próximo 50 anos.

Da elaboração à implementação do projeto, foram aproximadamente três anos de trabalho. O processo incluiu o levantamento do acervo, a análise da forma como as peças eram acondicionadas e a execução da obra. “Além de mais modernas, as novas estantes são mais seguras e permitem a ampliação do acervo”, comemora a pesquisadora Jane Costa.

Para a arquiteta do Departamento de Patrimônio Histórico da COC, Márcia Franqueira, participar do projeto representou um desafio. “Foi uma experiência inédita para a COC trabalhar com este tipo de acervo. Nosso desafio maior foi o de otimizar o espaço para acondicionamento das peças, preservando o patrimônio arquitetônico do Castelo da Fiocruz, onde a coleção está localizada”, avalia.

Já a diretora da COC, Nara Azevedo, enalteceu a parceria entre as duas unidades da Fiocruz, unindo o fazer ciência e a pesquisa histórica. “As parcerias honram os sonhos dos fundadores da Fundação.”

A diretora do IOC, Tania Araújo-Jorge, disse que a inauguração das novas instalações serem realizadas na semana de comemorações dos 109 anos do Instituto é simbólico, mostrando temas caros à diretoria como cooperação, valorização da memória e acervo e o trabalho bem realizado. “Temos muito orgulho de oferecer este espaço ao país e de mostrar o trabalho que fazemos aqui”, declarou.

 Gutemberg Brito

 

Presidente da Fiocruz e diretora do IOC observam alguns dos cerca de cinco milhões de exemplares da Coleção

O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, destacou o papel duplo da Coleção Entomológica. “Com os avanços na tecnologia e o bom trabalho de diversas equipes, conseguimos garantir que a Coleção possa cumprir seu papel na divulgação da ciência e também como base de pesquisa científica”, declarou.

Ainda parte do processo de modernização, a Coleção Entomológica do IOC elaborou uma página na internet, que pode ser acessada em http://www.ioc.fiocruz.br/ce/index.htm. “Nosso website já está disponível e seu conteúdo traz a história e a estrutura da coleção, informações sobre o acervo, publicações e várias listas dos espécimes-tipo, ou seja, exemplares que são referência em taxonomia e sistemática, com acesso aberto e gratuito”, explica Jane Costa.

Atividades educativas, que incluem visitas guiadas à Sala Costa Lima, inaugurada em 2008, também estão sendo implementadas em parceria com a COC, por meio do Museu da Vida. “O objetivo é atrair novos talentos, mostrar a riqueza da entomologia e a tradição dessa ciência que existe no IOC desde sua criação”, destaca Jane. “Para 2010, estamos preparando uma atividade inédita que irá receber professores de ensino médio, integrando o conhecimento histórico com as atividades de laboratório”, finaliza.

Promovida em conjunto pela presidência da Fiocruz, o IOC e a COC, a cerimônia de inauguração das novas instalações da Coleção Entomológica foi realizada nesta quarta-feira, dia 27, no 2º andar do Castelo, no campus de Manguinhos, que fica na Avenida Brasil, 4365. O evento teve o apoio da empresa Tecnolach Sistemas Deslizantes.

Renata Fontoura

Atualizada em 28/05/09

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos