Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

109 anos do IOC: Diretoria e Conselho Deliberativo são empossados

Em 25 de maio, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e a Fiocruz completaram 109 anos. Na data, foram empossadas as 16 novas diretorias de unidades da Fiocruz, eleitas democraticamente em cada instância, durante cerimônia conduzida na manhã pelo presidente da Fundação, Paulo Gadelha. À tarde, em solenidade junto à comunidade do Instituto, foi realizada a posse da diretoria e do Conselho Deliberativo do IOC. Discursos do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e da diretora reeleita do IOC, Tania Araújo-Jorge, focaram em cooperação e gestão democrática para o avanço do Instituto e da Fundação.

16 unidades da Fundação têm novas diretorias

Na cerimônia de posse das diretorias eleitas das unidades, a diretora reeleita do IOC, Tania Araújo-Jorge, foi encarregada de falar pelos diretores eleitos. Ela enalteceu o processo democrático de escolha de cada dirigente e defendeu a união entre eles. “É grande o simbolismo de uma posse conjunta com todos os novos diretores, porque devemos caminhar juntos, ajudando a Fiocruz a cumprir seu papel na melhoria da saúde pública brasileira”, destacou.

 Gutemberg Brito

 

Diretora do IOC defendeu parcerias entre unidades da Fiocruz



Ela defendeu que a união das “partes”, os Institutos, fazem a Fiocruz, o “todo”, mais forte. “Os problemas e sucessos de cada Instituto são os problemas e sucessos da Fundação. Se vamos bem na área de vacinas, a Fiocruz e todos nós marcamos um gol”, exemplificou. Tania citou ainda que as parcerias dos Institutos devem abarcar a concorrência conjunta em editais, que, cada vez mais, a seu ver, são transversais e colaborativos.

No mesmo sentido, o presidente da Fundação declarou que “estamos em um momento de enorme desafio, mas com possibilidade de tempos promissores” e que a união pode fazer diferença frente a questões globais, como a crise mundial que afeta a saúde da população mundial e a emergência da influenza A (H1N1). “O nosso desafio é garantir unidades fortes e com grande capacidade de decisão e ação e, ao mesmo tempo, que estas unidades fortaleçam o conjunto único da Fiocruz”, enfatizou.

Democracia na gestão foi destaque em solenidade no IOC

Na parte da tarde, também com a presença do presidente da Fundação, foi realizada a posse dos novos membros do Conselho Deliberativo do IOC e da nova composição da Diretoria do Instituto, formada pelos vice-diretores Christian Maurice Gabriel Niel (Desenvolvimento Institucional e Gestão), Elizabeth Ferreira Rangel (Serviços de Referência e Coleções), Helene Santos Barbosa (Ensino, Informação e Comunicação) e Mariza Gonçalves Morgado (Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação).

Tania aproveitou a ocasião para fazer um balanço de seu primeiro mandato, ressaltando o papel do Conselho Deliberativo e das Câmaras Técnicas para o sucesso de sua gestão democrática, e mostrar algumas prioridades para os próximos quatro anos. Ela declarou que o Instituto investirá num programa de desenvolvimento e valorização de seus recursos humanos e no fortalecimento das áreas de pesquisa com um plano estratégico de pesquisa e inovação. Além disso, estão entre as prioridades da nova gestão a cooperação nacional, internacional e também com outros instituto da Fiocruz, como ela já havia adiantado pela manhã, e o fomento a ações de impacto para o Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo cada vez mais o papel do IOC como referência do Ministério da Saúde.

 Gutemberg Brito

 

Presidente da Fiocruz enaltece processo democrático nas eleições do IOC



Integrante da mesa, o presidente da Associação dos Servidores da Fundação Oswaldo Cruz (Asfoc), Paulo César de Castro Ribeiro, frisou que a reeleição conseguida por Tania é uma forma de reconhecimento do trabalho realizado e que, além disso, mostra a vontade da diretora de levar o trabalho adiante.

Gadelha, acompanhado por seus vice-presidentes e diversos diretores de outras unidades da Fiocruz, destacou a democracia demonstrada durante as eleições no IOC. Ele defendeu que a democracia se faz presente no debate eleitoral e enriquece suas propostas. “Ao contrário de um debate vazio e que muitas vezes inviabiliza uma posterior cooperação, como acontecem em algumas instituições, aqui a eleição é fundamental para o sucesso da nossa gestão participativa”, disse.

 Gutemberg Brito

 

Vice-diretores Mariza Morgado, Christian Niel, Elizabeth Rangel, Helene Barbosa foram empossados durante a cerimônia



Saudando a nova diretoria, Gadelha declarou ser “uma felicidade sem precedente poder presidir esta Fundação com tão importante retaguarda”.

Além da posse dos novos representantes de categorias e dos laboratórios no Conselho Deliberativo do IOC e da diretoria, a cerimônia homenageou todos os integrantes das Câmaras Técnicas, representados pela pesquisadora Euzenir Sarno, e das Comissões Internas do IOC, representados pelo pesquisador Hermann Schatzmayr. Uma homenagem especial foi dedicada ao pesquisador Sylvio Celso Gonçalves da Costa, do Laboratório de Imunomodulação e Protozoologia, representando todos os servidores do Instituto e que neste ano completa 50 anos de trabalho ininterrupto no IOC.

Leia matéria Espírito democrático marca aniversário de 109 anos do IOC: comemoração conta com posse da nova diretoria e do Conselho Deliberativo do Instituto

Luís Henrique
28/05/09

 

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos