Fiocruz
no Portal
neste Site
Fundação Oswaldo Cruz
Página Principal

Desafios da ciência em debate no Simpósio França Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realiza o Simpósio França Brasil, nos dias 21/10 e 22/10, para comemorar o Ano da França no país. O encontro reúne 25 cientistas de instituições francesas para fomentar o debate com pesquisadores brasileiros sobre os desafios da ciência biomédica no início do século XXI. Serão apresentadas contribuições desenvolvidas no Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) para o enfrentamento de agravos como hanseníase, Aids e Influenza A (H1N1).

Temas como políticas públicas para saúde, cooperação e globalização e inovações tecnológicas biomédicas nas áreas de desenvolvimento de medicamentos e vacinas estarão em pauta no evento que faz parte das comemorações do ano da França no Brasil. Também serão abordadas questões referentes à genética, Influenza A (H1N1) e novas ferramentas em epidemiologia.

No dia 21/10 (quarta-feira), o biólogo Milton Moraes, do Laboratório de Hanseníase do IOC, falará sobre Polimorfismos de genes humanos e hanseníase, relatando os avanços alcançados pelo Instituto nos estudos de suscetibilidade genética para doenças infecciosas. Em 2007, Milton participou de uma colaboração multinacional que resultou na identificação da linfotoxina-α, um gene associado à suscetibilidade humana à hanseníase. O estudo desenvolvido no IOC integra uma rede mundial de pesquisa colaborativa com parcerias entre instituições do Brasil, Canadá, França, Índia e Vietnã. A mesa será coordenada pelo pesquisador Win Degrave, também do IOC. 

Ricardo Lourenço, chefe do laboratório de Transmissores de Hematozoários do IOC, coordenará o painel sobre novas ferramentas epidemiológicas. Participam pesquisadores do Instituto Pasteur, Universidade de São Paulo (USP), Fiocruz e do Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD).

No segundo dia do evento (22/10), Mariza Morgado, chefe do Laboratório de AIDS e Imunologia Molecular e atual Vice-Diretora de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do IOC, discutirá a vacinação de pacientes com HIV, na mesa Desenvolvimento de Medicamentos e Vacinas, coordenada pelo imunologista Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, chefe do Laboratório de Pesquisas em Malária do Instituto.

A diretora do IOC, Tania Araújo-Jorge, coordenará a mesa Novas Tecnologias Biomédicas, composta por trabalhos do Centro Nacional de Pesquisa Científica, Instituto Nacional de Saúde e de Pesquisa Médica e Comissariado para Energia Atômica (CEA). Marilda Siqueira, chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo, coordenará uma mesa sobre Pesquisa e Gestão da Influenza no Mundo, que contará com apresentações do Instituto Pasteur, da Fundação Mérieux e do Instituto Nacional de Saúde e de Pesquisa Médica (Inserm).

Serviço
Simpósio França Brasil: Os desafios da ciência biomédica no início do século XXI
Data: 20 a 22 de outubro de 2009
Campus da Fiocruz - Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)
Programação e informações no www.fiocruz.br/simposiofrancabrasil


Pâmela Pinto


15/10/09

Permitida a reprodução sem fins lucrativos do texto desde que citada a fonte (Comunicação / Instituto Oswaldo Cruz).

Versão para impressão:
Envie esta matéria:

Instituto Oswaldo Cruz /IOC /FIOCRUZ - Av. Brasil, 4365 - Tel: (21) 2598-4220 | INTRANET IOC| EXPEDIENTE
Manguinhos - Rio de Janeiro - RJ - Brasil CEP: 21040-360

Logos